Jeep Commander 2025 ganha novas versões e motor 2.0 da Rampage
A linha 2025 do Jeep Commander foi apresentada com novidades. Como era de se esperar, o motor 2.0 Hurricane presente na Rampage e recém-chegado ao Compass também passa a ser opção no SUV grande, mas além disso há outras novidades: mais versões, redução e preço e mais itens de segurança em todas as configurações.
Nas versões, agora o Longitude 1.3 turbo agora possui opção de 5 lugares e terceira fileira como opcional, enquanto o 2.0 Hurricane fica nas versões Overland e na nova Blackhawk. Na estética, o Blackhawk tem tem acabamento escurecido e elementos exclusivos da grade. As equipadas com o novo motor recebem duas saídas de escape na traseira. As rodas, que variam de 18 a 19″, também ganharam novos desenhos. A versão Blackhawk tem pinças vermelhas também. A Overland também tem mais peças pintadas, porém mais discreta e voltada ao luxo, com interior na cor marrom.
O Commander 2025 também baixou os preços. Dependendo da versão, ele ficou R$ 18 mil a R$ 40 mil mais barato. Logo, agora há as opções Longitude 1.3T flex 5 lugares (R$ 217.290), Longitude 1.3T flex com opcional de 7 lugares (R$ 225.990, R$ 15.600 mais barata), Limited 1.3T flex (R$ 240.990, R$ 20.800 mais barata), Overland 1.3T flex (R$ 262.990, R$ 27.000 mais barata), Overland 2.0 turbodiesel 4×4 (R$ 298.290, R$ 40.700 mais barata), Overland 2.0 turbo a gasolina 4×4 (R$ 308.290) e Blackhawk 2.0 turbo a gasolina 4×4 (R$ 321.290). Além disso, a garantia subiu de 3 para 5 anos, opção de blingagem nível III-A sem perder garantia e com valor do financiamento por uma parceira.
Motor é destaque
A maior novidade, claro, fica por conta do Hurricane 2.0, que é utilizado pela RAM Rampage. ele rende os mesmos 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Possui bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. As opções 1.3 turbo flex T270 (até 185 cv e 27,5 kgfm) e 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) seguem sem alterações. O primeiro tem câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. O primeiro traz câmbio automático de seis marchas.
Nas versões com o Hurricane, o câmbio será o automático de 9 marchas com tração 4×4, mesmo conjunto dos diesel. E assim como na Rampage, haverá um seletor de condução, com modos como lama e areia. De acordo com a marca, o Commander 2025 Hurricane fará de 0-100 km/h em 7 segundos, com máxima declarada de 220 km/h. O consumo, segundo o Inmetro, é de 9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
As versões com o novo motor receberam recalibração em molas e amortecedores, mas mantendo a configuração de suspensão independente nas 4 rodas em todas as versões. Outra medida para segurar o 2.0 turbo foi a adoção de nova bomba de vácuo, novas pinças de freio, enquanto os discos dianteiros ficaram maiores, indo a 330 mm de diâmetro. No caso da Blackhawk, as pinças são pintadas de vermelho.
Na versão Overland as rodas são de 19 polegadas com pneus de medida 235/50 R19, dotados de uma membrana que sela pequenos furos na banda de rodagem automaticamente. São pneus Pirelli Scorpion, com a tecnologia “seal inside” da fabricante.
Mais equipado
A lista de itens de série do novo Compass está mais segura. Todas as versões agora tem assistência de condução nível 2 (ADAS L2). O pacote inclui assistente de centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito.