Toyota Corolla Cross 2025 traz mudanças em design e equipamentos
A linha 2025 do Toyota Corolla Cross foi apresentada oficialmente, com atualizações tanto no estilo quanto mudanças nos pacotes de equipamentos. A atualização de meia-vida do SUV segue o que já foi apresentado em outros mercados. A chegada às lojas começa nesta terça-feira, 23, com preços que variam de R$ 164.990 a R$ 210.990.
As linhas ganharam atualizações como o para-choque dianteiro totalmente redesenhado e agora com grade frontal integrada. A peça é composta por vários furos agrupados e promete entrada de ar otimizada para o compartimento do motor. O conjunto óptico nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX também traz novidade, combinando farol alto e baixo em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional.
Os Corolla Cross híbridos ganham a inscrição “HEV” na lateral, enquanto que as rodas de 18 polegadas são novas a partir da versão XRE (e com design tridimensional nos modelos XRX e XRX Hybrid), ao passo de que na parte de trás as lanternas são renovadas com arranjo interno modificado.
Atualizações internas
No interior, vieram atualizações como painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas de série a partir da XRE, incluindo três menus configuráveis. Além disso, todas as versões ganham freio de estacionamento eletrônico no lugar do criticado freio com acionamento por pedal. A partir da XRE vem carregador de celular por indução e as versões XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid ganharam abertura e fechamento elétricos no porta-malas.
A partir da versão XRX há ar-condicionado digital automático com saída traseira e sistema de duas zonas. No geral, a marca diz ainda que otimizou o acabamento com a adoção de novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel.
Em termos de segurança, todas as versões ganham controle de cruzeiro adaptativo (ACC) para todas as velocidades, enquanto que nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX há dois novos sensores dianteiros de estacionamento e suporte à frenagem de estacionamento (PKSB). Completando, agora hpa recursos do pacote Toyota Safety Sense (TSS) de série, como sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e o próprio controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Motores são os mesmos
O conjunto mecânico do SUV segue inalterado. O híbrído mantém o 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson (101/98 cv e 14,5 kgfm de torque) combinado com dois propulsores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. Já o flex mantém o 2.0 Dynamic Force flex VVT-iE 16V DOHC com até 175 cv de potência e torque de 20,8 kgfm. O câmbio CVT simula 10 marchas e, graças à uma engrenagem mecânica que atua na arrancada, oferece aceleração otimizada em primeira marcha. O híbrido faz 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade com gasolina, e 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade com etanol, enquanto o flex faz 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina, além de 8,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol.