BMW confirma chegada da R 12 para o Brasil
Agora é oficial: a BMW realmente trará a esportiva retrô R 12 para o mercado nacional. A primeira pista tinha sido o registro da moto ainda em março. Agora a marca oficializou, informando que ela chega no segundo semestre deste ano.
Segundo o portal Motor1 aputou, o lançamento dela deve ocorrer até setembro, ainda sem todos os detalhes. Porém, as imagens indicam que ao menos a versão Roadster deve vir, lembrando que lá fora ela possui várias conigurações diferentes, como cafe racer, scrambler ou mesmo estradeira.
A versão Roadster traz um visual (ainda) mais clássico para a moto. E para os fãs mais puristas, o motor dela é um delírio: dois cilindros contrapostos, arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo, cercado por um chassi tubular. Ele tem 1.170 cm³, com potência declarada de 95 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 11,2 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é manual de seis marchas com transmissão final por eixo cardã.
Porte
As medidas da R 12 são 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. A posição de guiar é baixa, a apenas 754 mm do solo, com gargos invertidos na dianteira, usando bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. Ja a traseira tem uma balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. A moto é calçada com rodas aro 19 na dianteira e 16 na traseira, sempre com freios a disco e ABS, sendo duplos na roda da frente e simples na roda de tras.
No velho continente a R 12 traz traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5″. Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.