Notícias

Detran estuda uso de câmeras contra fraudes em testes de CNH

Imagine fazer o teste para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém sendo monitorado por vídeo. É o que o Detran de São Paulo estuda fazer, como medida para evitar fraudes durante os exames. Segundo o órgão, uma equipe multidisciplinar de instrutores de trânsito vai começar a utilizar câmeras em seus uniformes durante os testes práticos.

O projeto veio por meio de uma portaria, a de número 2.889 e tem até nome (Focus), com elaboração efetiva até julho deste ano. Dessa forma, a efetivação do uso de câmeras por isntrutores de trânsito deve acontecer logo no segundo semestre. O comunicado oficial do Detran-SP diz que o monitoramento audiovisual visa otimizar a fiscalização dos exames, bem como assegurar os empregados do órgão e suas ações. Com isso, o Detran-SP propõe uma solução para evitar situações de fraude como o pagamento de propina na hora da prova prática para obtenção dos exames oficiais.

Câmeras não são novidade

Apesar de parecer algo inédito, o monitoramento para evitar fraudes na prova prática da CNH não é exatamente uma novidade, já sendo usado em outros etados, como o Rio Grande do Sul, desde abril do ano passado. No Mato Grosso, além do sistema, ainda há uma telemetria com localizadores GPS instalados nos veículos das autoescolas.

O objetivo é evitar situações nas quais alunos não realizam a prova prática da CNH a contento para aprovação, ou sequer fazem a prova, mas mesmo assim obtêm a aprovação após pagamento de propina a agentes que fazem parte do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *