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Fábrica de Porto Real receberá aporte de R$ 3 bilhões da Stellantis

Os planos ambiciosos da Stellantis para o mercado nacional seguem de vento em popa. Depois de anunciar os aportes de R$ 13 bilhões para a planta pernambucana de Goiana e outros R$ 14 bilhões para Betim (MG) é a vez da unidade de Porto Real (RJ) que fabrica os modelos da Citroën e Peugeot receber um aporte de R$ 3 bilhões.

O conglomerado informou à revista Autoesporte que o anúncio detalhando todo o plano de investimentos para a planta carioca ocorrerá na próxima segunda-feira, 27. Na ocasião o valor não foi informado, apenas que será um “aporte bilionário”.

C3 deve ganhar motor turbo para a linha 2025

Em Porto Real hoje são produzidos os modelos C3, C3 Aircross e C4 Cactus da Citroën, além do “primo” Peugeot 2008. Destes, o C4 Cactus e o 2008 nacional devem ser tirados de linha por lá, uma vez que a marca do duplo chevron deve lançar o Basalt para o lugar do Cactus. Já para o 2008, a nova geração chegará, mas terá a produção realizada na Argentina, em El Palomar. Logo, em Porto Real serão feitos apenas modelos da Citroën.

Investimentos 

A expectativa é que o montante seja aplicado em novas soluções tecnológicas e motorizações para a família de compactos da Citroën, com motores turbo e versões híbridas-leves ou MHEV. O investimento não deve ser direcionado para a produção de C3, Aircross e Basalt pelo valor já ter sido investido em um cronograma anterior.

Suv-cupê Basalt deve ocupar o lugar do C4 Cactus na linha de montagem de Porto Real

Entre as novidades, é esperado que o C3 traga uma nova configuração com o 1.0 turbo flex de 130 cv e cãmbio automático na linha 2025, substituindo as versões 1.6. A tendência é que este propulsor, mais antigo (o chamado EC5), seja abandonado pelos Peugeot e Citroën na Améria Latina, uma vez que ele não atende aos parâmetros de emissões do Proconve L8, legislação que entra em vigor a partir de 2025, para usar as famílias Firefly (aspirada) e GSE (turbo) da Fiat. No Brasil, porém, a saída de veterano propulsor ainda é incera, uma vez que a Stellantis afirmou que “a planta de motores [de Porto Real] seguirá em produção”

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