MOBILIDADENotícias

Licitação do transporte: reunião para discutir versão final do edital é adiada novamente

Reunião que discutiria versão final do edital de licitação do transporte público da Grande Aracaju foi adiada duas vezes nesta semana. Estava prevista para acontecer nessa terça, 7, mas houve indisponibilidade de agenda de membros do Consórcio Metropolitano do Transporte Público da Grande Aracaju. Foi remarcada para hoje, 8, às 9h, mas não aconteceu.

Segundo informações da Prefeitura de Aracaju, os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro e de São Cristóvão precisaram viajar a Brasília em caráter de urgência para tratar sobre interesses dos respectivos municípios. Nova data para a reunião ainda não foi agendada.

A versão final do edital, após a aprovação por parte dos membros do Consórcio, formado pelos prefeitos dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e pelo governador do Estado, será publicada para a ampla concorrência de empresas de todo o país.

Em uma reunião realizada no dia 19 de março, o Consórcio Metropolitano do Transporte Coletivo definiu os parâmetros para a licitação, incluindo requisitos de tempo para renovação da frota e a divisão por lotes. Entre as medidas já adotadas pelo Consórcio estão o congelamento da tarifa e a concessão de um subsídio pela prefeitura da capital para o transporte público da região metropolitana, que atende diariamente 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões de passageiros ao mês.

Consórcio
Por meio de formulário online, o Consórcio realizou uma consulta pública para receber contribuições à proposta inicial do edital de licitação. Assim como os usuários do transporte público de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, empresas interessadas de todo o Brasil também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e enviar sugestões.

Durante o período de realização da Consulta Pública, a plataforma recebeu uma grande demanda de sugestões das quatro cidades envolvidas, que foram analisadas de forma criteriosa pela equipe técnica da SMTT em conjunto com a consultoria ANTP, levando em consideração os aspectos legais, econômicos e operacionais.

Todo o processo está sendo conduzido de forma democrática e transparente, afirma a Prefeitura de Aracaju Nesse sentido, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou pessoalmente a proposta inicial do edital a órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Câmara Municipal de Aracaju, Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e também ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

Foto: Michel de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *