Notícias

Strada retoma a liderança em vendas na primeira quinzena de maio

Os números de vendas do mês de maio tem demonstrado um arrefecimento frente ao primeiro quadrimestre: queda de 15,5% nos emplacamentos em comparação com abril, com 81.328 unidades registradas na 1ª quinzena do mês, o que já pode alterar o crescimento de 17,49% visto até agora, ficando mais próximo das previsões da indústria de um crescimento abaixo de 10%.

Polo perdeu a liderança mas segue no páreo

Mas o mês teve boas notícias para a Fiat, que se distanciou na primeira posição, com 17.873 unidades emplacadas, contra 12.452 da rival Volkswagen. Os números estão inferiores aos do mês passado, com recuo de 7% dos italianos e 18% dos alemães. Completando o pódio está a GM, com 10.953 unidades, uma queda de 19%.

Outros números 

A Hyundai foi uma das poucas que melhorou o desempenho em maio, saltando 25,9% na 4ª colocação. Porém, as 8.970 unidades vendidas ficam longe da GM. Em quinto vem a Toyota, com 6.788 unidades vendidas e recuo de 14% nas vendas.

Nos primeiros meses de venda do Kardian, a Renault enfrenta uma greve

Outras marcas tiveram uma queda mais acentuada, caso da Renault que perdeu 50% das vendas emplacando 2.671 unidades, o que pode ser um reflexo da greve em São José dos Pinhais (PR), que já dura sete dias e gerou uma perda de 6,1 mil carros que deixaram de ser produzidos até o momento. E tudo isso justamente com o Kardian chegando às vendas.

A Caoa Chery, com o Tiggo 7 Sport foi outra que diminuiu vendas. Apesar do lançamento do Tiggo 7 Sport ter animado, a primeira quinzena do mês registrou 2.284 emplacamentos, queda de 22%. A BYD chegou a perder posições, caindo do 9º lugar em abril para o 11º, com redução de 34% nos emplacamentos, somando 2.104 veículos.

Entre carros

Entre os veículos, a Fiat decidiu se isolar na dianteira com a Strada: 5.559 unidades emplacadas na primeira metade de maio, contra os 4.695 Volkswagen Polo. Considerando que o hatch alemão tem se apoiado muito nas vendas diretas, através do Polo Track, é possível que dispare em breve com uma venda grande para empresas.

HB20 foi um dos poucos que teve aumento nas vendas na quinzena

Já o HB20, pelo bom desempenho da Hyundai, está em terceiro lugar, na busca pela segunda posição do segmento dele. Logo em seguida vem outro Hyundai, o Creta, em 4º no ranking geral e com um crescimento de 22,2%. Suas 2.964 unidades emplacadas em maio ajudaram a recolocá-lo na liderança dos SUVs compactos no acumulado, superando o Volkswagen T-Cross novamente.

Corolla Cross lidera entre os SUVs médios

Quem lidera entre os SUVs médios na quinzena, surpreendentemente, é o Corolla Cross, com 1.960 unidades, num crescimento de 4,9% com a chegada da versão reestilizada às lojas. O Jeep Compass está com uma queda de 32,1%, contabilizando 1.208 unidades emplacadas. A diferença de 752 unidades não é grande, mas considerando que a marca toda está 26% abaixo ante abril, o cenário não parece bom.

E depois de uma chegada forte, o BYD Dolphin Mini parece ter diminuído o ritmo. Até agora foram contabilizadas 911 vendas, que ainda assim o colocam como o elétrico mais vendido do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *