Honda lança a XR 300L Tornado, revivendo clássico nome da marca
Os planos da Honda eram de lançar 10 novas motos até 2025. E uma novidade para o mercado nacional foi apresentada no estande da marca no Festival Interlagos: a XR 300L Tornado. Revivendo um clássico nome de uma aventureira da marca dos anos 2000. Por ora não se sabe muito dela, a não ser que a chegada oficial será em julho, junto de dados técnicos e detalhes.
Apesar de a marca da asa não confirmar, já dá para ver que a nova Tornado tem algo da XRE 300 Sahara, porém mais voltada para o off-road. Da “prima” vem a base, mas itens como a carenagem do tanque e o farol, de LED, são completamente novos. O próprio design da nova Tornado, mais estreito e com carenagens menores, denota que ela está mais apta ao off-road.
Aptidão
A Sahara, mais voltada ao uso misto, estreou em novembro de 2023 com um novo chassi, similar ao visto na linha CRF de motos off-road da Honda. É um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto é do mesmo tipo. Ou seja, na dianteira há um garfo telescópico e uma balança de alumínio, agora pintados de preto. Na dianteira e na traseira os cursos (respectivamente 245 mm e 225 mm) foram mantidos, com a dianteira sendo recalibrada. Já na parte de trás o amortecedor recebeu ajuste de pré-carga em 7 posições. A suspensão terá um ajuste diferente em comparação à Sahara.
Na mecânica, o motor segue sendo o mesmo monocilíndrico de 293,5 cm³ da Sahara, arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo e contando com comando simples no cabeçote para acionar as 4 válvulas. Em números, com etanol, a Sahara entrega 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, os picos ocorrem nas mesmas rotações, mas os dados são 24,8 cv e 2,70 kgfm. A diferença fica que na Tornado deve haver uma diferença de relação, específica para a versão.
A medida das rodas (raiadas) também é igual, sendo de 21″ na frente e 18″ atrás, com os pneus também nas mesmas medidas (90/90 na frente e 120/80 atrás) sendo estes da marca Metzeler, modelo Karoo. O conjunto de freio é a disco nas duas rodas com ABSm com discos de 256 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.