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Mobilidade urbana de Aracaju: Emília Corrêa propõe enfrentar desafios com ‘soluções inovadoras’

GARAGEMSE ENTREVISTA PRÉ-CANDIDATA

Neste domingo, 21, é Emília Corrêa (PL) quem expõe propostas de governo referentes à mobilidade urbana da capital.

A pré-candidata à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) revela em entrevista ao Garagem Sergipe os projetos dela que visam melhorar o trânsito na cidade. Ao portal, ela falou como planeja reduzir congestionamentos, transporte público, sistemas inteligentes e de gestão de tráfego, como incentivará o uso de meios de transporte alternativos e mais.

Ela, que é advogada, defensora pública aposentada, e vereadora por Aracaju pelo segundo mandato, inicia a entrevista destacando que pretende enfrentar os desafios da mobilidade urbana de Aracaju com “soluções inovadoras”.

“Estou convencida de que as soluções passam pela conclusão e aprovação do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade. Também precisamos efetivar um planejamento, com engenheiros de tráfego”, complementa o argumento a pré-candidata.

Sob essa perspectiva de inovar, ela menciona as propostas que almeja aplicar na gestão do município. Emília Corrêa cita, por exemplo, a importância da implantação de um centro de operações e controle com sala de crise para monitorar trânsito, transporte e espaços públicos.

Também discorre acerca da necessidade de novas vias; do desenvolvimento de projetos para a regulamentação e integração de todos os modais de transporte; da implantação de um controle centralizado do sistema semafórico (semáforos inteligentes); da utilização de tecnologia de monitoramento (fixa e por drones) e análise de dados para identificar pontos críticos de acidente, entre outras.

Para sanar problemas referentes à oferta do transporte público, dentre outras medidas, indica que vai “desenhar um planejamento onde os demais meios de transporte (táxi, lotação, mototáxi, dentre outros) possam suprir a demanda nas áreas da cidade não atendidas satisfatoriamente pelo sistema de transporte coletivo.”, anuncia.

Leia entrevista completa com a pré-candidata à prefeitura abaixo.

1. Quais são suas principais propostas para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju?

EC ‑ Estamos prontos para encarar esse grande desafio, com soluções inovadoras. Afinal, um sistema de mobilidade eficiente contribui para uma melhor qualidade de vida da população. Estou convencida de que as soluções passam pela conclusão e aprovação do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade. Também precisamos efetivar um planejamento, com engenheiros de tráfego, para a melhoria da mobilidade em Aracaju. Em nosso Plano de Governo, elencamos ainda a necessidade de revisão, adequações e ampliação dos corredores existentes para correções e conclusão, conforme projetos originais; o desenvolvimento de projetos para a regulamentação e integração de todos os modais de transporte, entre outras iniciativas.

2. Como a senhora planeja reduzir os congestionamentos nas principais avenidas da cidade?

EC ‑ É importante frisar que os congestionamentos são consequências da ausência de políticas de transporte no município, da falta de planejamento e de interesse político em incentivar o transporte individual. O nosso Plano de Governo contempla, entre outras ações, a implantação de um centro de operações e controle com sala de crise para monitorar, trânsito, transporte e espaços públicos.

3. Que medidas serão tomadas para promover o uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas e scooters elétricas?

EC ‑ Temos várias medidas nesse sentido, como uma integração do sistema cicloviário com o sistema de transporte público coletivo em seus terminais; a criação de um mapeamento e sinalização turística de rotas cicloviárias; a implantação de paraciclos/bicicletário nos bairros da cidade e o retorno da bicicleta pública no município de Aracaju. Também propomos a inserção, no plano diretor, da obrigatoriedade da inclusão dos espaços e equipamentos (banheiros/chuveiros e paraciclos), necessários para os funcionários que utilizam a bicicleta como transporte principal.

4. Qual é a sua visão para a implementação de sistemas inteligentes de gestão de tráfego?

EC ‑ Considero de extrema necessidade a implantação de um controle centralizado do sistema semafórico (semáforos inteligentes). Isso está previsto em nosso Plano de Governo. Estamos estudando várias soluções inovadoras já implementadas com sucesso em outras capitais. Também pretendemos desenvolver um sistema de informações turísticas e inteligentes através de monitores e aplicativos do transporte público.

– Transporte Público:

1. Quais iniciativas a senhora pretende adotar para melhorar a qualidade e a eficiência do transporte público em Aracaju?

EC ‑ Temos várias propostas nessa perspectiva, como a integração dos modais de transportes que garantam a disponibilidade de opções de transporte coletivo ou individual em todos os bairros da cidade; garantir que todos os bairros sejam atendidos por mais de um tipo de transporte; desenhar um planejamento onde os demais transportes como linhas de táxi, lotação, mototáxi, dentre outros, possam suprir a demanda; a implantação e modernização de novos abrigos de ônibus, entre outras iniciativas.

2. Como planeja aumentar a segurança dos passageiros e motoristas no transporte público?

EC ‑ Todos os esforços serão envidados no sentido da garantia de mais segurança no trânsito de Aracaju. Nessa direção, propomos o estabelecimento de zonas de baixa velocidade, especialmente em áreas residenciais, escolares e de grande circulação de pedestres. Também devem ser permanentes e mais eficazes as campanhas educativas de segurança no trânsito para ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas, inclusive, com parceria nas escolas municipais. O nosso Plano de Governo contempla, entre outras iniciativas, a utilização de tecnologia de monitoramento (fixa e por drones) e análise de dados para identificar pontos críticos de acidentes e desenvolver soluções específicas para essas áreas.

3. Existem planos para a expansão ou modernização das linhas de ônibus e outros meios de transporte coletivo?

EC ‑ Sim. Dentro de um grande projeto de expansão também propomos a Integração dos terminais com outros sistemas de transporte. Aracaju carece de investimentos na melhoria e expansão da infraestrutura viária, considerando a necessidade de novas vias, ajustes de fluxo e melhorias na sinalização.

4. Que incentivos serão oferecidos para a utilização do transporte público, especialmente nas áreas periféricas?

EC ‑ Iremos desenhar um planejamento onde os demais meios de transporte (táxi, lotação, mototáxi, dentre outros) possam suprir a demanda nas áreas da cidade não atendidas satisfatoriamente pelo sistema de transporte coletivo.

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