Citroën C3 You chega como o turbo automático mais barato do país
O Citroën C3 em sua atual geração está no mercado há quase dois anos, mas agora recebeu um upgrade no motor. Sai de cena o 1.6 aspirado e entra o 1.0 turbo do grupo Stellantis, como opção com o câmbio automático para o modelo. Por enquanto ele vem apenas versão You, de R$ 95.990, posicioonada no topo da gama. Ainda assim, é o carro turbo automático mais em conta no Brasil hoje.
O motor é bem conhecido, estando em vários outros modelos do grupo Stellantis. é um 1.0 de 125/130 cv e 20,4 kgfm, que tem turbo, injeção direta e atuadores hidráulicos MultiAir nas válvulas; ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. A reboque do novo motor, a marca francesa promoveu a recalibragem de molas, amortecedores, freios e o ajuste da direção elétrica para a potência extra, uma vez que o Turbo 200 (nome dado ao motor), também é mais potente que o aposentado 1.6 aspirado.
A Citroën divulga que a nova versão do compacto chega aos 100 km/h em 8,4s no etanol e 8,5s na gasolina. No consumo, de acordo com o Inmetro, ele faz 11 km/litro com gasolina e 7,8 km/litro com etanol na cidade. Na estrada, ele poderia ser mais eficiente, marcando 12,8 km/litro com gasolina e 8,8 km/litro quando abastecido com etanol.
Diferenças no visual
Para se diferenciar dos demais modelos da gama, o C3 You traz detalhes em azul ao redor dos faróis de neblina, nas colunas C e nos apliques laterais. As rodas de 15″ recebem pintura preta e, na carroceria, a pintura bitom tem três tons principais, sempre com o teto em preto: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito. No interior, o azul volta a aparecer em tapetes, bancos, painel e soleiras das portas.
Em termos de equipamentos, há o sistema multimídia com tela de 10,25″ com espelhamentos sem fios; retrovisores, vidros e travas elétricos; câmera de ré; chave canivete; faróis de neblina; luzes diurnas em LEDs; banco do motorista com regulagem de altura; e os obrigatórios controles de tração e estabilidade e duplo airbag.