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Citroën Basalt deverá ter versão com motor 1.0 aspirado no Brasil

Cada vez mais próximo do lançamento oficial no mercado nacional, o Citroën Basalt teve novidades reveladas. Além de concorrer com outros SUVs-cupês, ele também terá uma versão Live 1.0 com motor 1.0 aspirado da Stellantis para concorrer com sedãs compactos de entrada.

As informações vieram da página de Instagram “Placas dos Carros”, que publicou sobre os primeiros emplacamentos do modelo no país. As versões Shine e Feel já eram esperadas, assim como existem no C3 Aircross. Porém chamou atenção a já dita Live 1.o, sem a designação comumente usada pela Stellantis para os modelos turbo. Logo, esta versão deve ser uma opção aos sedãs compactos 1.0, já que seu porte é próximo a isso, com a vantagem de ter a proposta de um SUV.

Novidade chegou a ser apresentada ao público, ainda “camuflada” em evento da Citroën no Rio de Janeiro

Caso isso se confirme, o propulsor será o conhecido Firefly 1.0 de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Para quem acha que o motor deve ser pouco para o porte do carro, vale lembrar que o Basalt será – até certo ponto – leve. Como comparação, o Aircross 10 turbo com câmbio CVT pesa 1.216 kg na versão mais completa. Um 1.0 aspirado, com câmbio manual e menos equipamentos reduzirá consideravelmente este peso.

Preços 

Ao olhar para o mercado, também já dá para ter uma base de preços que o lançamento deve praticar. Um C3 Aircross Live, que tem o motor T200 (1.0 turbo) custa R$ 114.990, enquanto um C3 aspirado vai de R$ 76.890 a R$ 87.590. Dessa forma, a versão Live do Basalt, com o 1.0 aspirado, pode concorrer com sedãs compactos 1.0 como Hyundai HB20S de entrada (R$ 97.960), Onix Plus LT (R$ 97.930) e Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 94.990).

A expectativa é de que o Basalt dê as caras em outubro, uma vez que ele já roda praticamente sem camuflagens Brasil afora e não esconde itens como o ar-condicionado automático, por exemplo. Além disso, ele mira em mais de um alvo, na faixa baixa com o Live e nas versões de topo, com o motor 1.0 turbo e mais equipamentos que o C3 Aircross.

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