Fábrica da Troller volta para controle do governo do Ceará, que já tem compradores interessados
Não é mais novidade para ninguém que a Ford não possui mais produção local, tendo saído do país no começo de 2021, mantendo por aqui apenas a venda de veículos importados e centros locais de desenvolvimento. Apesar disso, o fim da Troller demorou um pouco mais, tendo ocorrido apenas em outubro daquele ano.
Àquele momento, eram fabricados os jipes T4 e TX4 na planta cearense de Horizonte, quando estes também tiveram sua produção encerrada. Desde então a marca norte-americana já repassou a fábrica de Camaçari (BA) de volta para o estado da Bahia (que entrou num acordo com a BYD) e ao que tudo indica a Troller seguirá pelo mesmo caminho.
Em um comunicado emitido pela empresa, foi informado que ambos assinaram um acordo para a transferência da fábrica de Horizonte para o estado. Confira:
A Ford informa que nesta segunda-feira, 23 de setembro, assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense. A Ford agradece ao Governo do Ceará por ter permitido uma negociação em que a empresa e o Estado puderam colaborar para promover o desenvolvimento da região.
Produção parada
Havia três anos que a fábrica de Horizonte não produzia nenhum veículo, sendo o último veículo produzido um TX4 (versão com transmissão automática) branco com detalhes em azul no capô, para-lamas, para-choques e teto. Com visual um pouco diferente e câmbio automático, o TX4 curiosamente teve pouco mais de um ano de mercado, já que foi lançado em janeiro de 2020. A marca estava na ativa no Brasil desde 1997.
Os T4 e T4X tinham o mesmo propulsor, o cinco-cilindros turbodiesel oriundo da Ranger, com 200 cv e 47,9 kgfm de torque. A tração 4×4 com comando eletrônico podia ser acionada por um seletor giratório no console, nas opções 4×2, 4×4 Low e 4×4 High, sendo esta última podendo ser acionada em velocidades de até 120 km/h. O jipe era adorado pelo pessoal do off-road, por caus ade sua valentia, reforçada por atributos como o diferencial traseiro autoblocante com sistema Trac-Lock, que transfere o torque para a roda com maior aderência e compensa variações do piso.
Novos donos?
A planta de Horizonte pode ter novos donos em breve, uma vez que já há um interessado. a Comexport em agosto desse ano manifestou interesse. A marca lidera um projeto que envolve R$ 400 milhões em investimentos e prevê a montagem na unidade de pelo menos 6 veículos na linha de montagem de Horizonte. Não se sabe quais modelos serão, apenas se sabe que serão elétricos e híbridos.
De acordo com o governo do Ceará, o complexo iniciará as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva no Brasil: do tipo multimarcas. Nesse sentido, serão produzidos veículos por encomenda de terceiros e de diferentes empresas. Logo, fabricantes que não precisam de toda a estrutura de uma fábrica grande poderão usar uma ou mais linhas de montagem em planta já existente.