Viagens rodoviárias crescem 33% no primeiro semestre do ano
Em um ano com poucos feriados prolongados, desempenho surpreende o setor rodoviário interestadual
O interesse por viagens rodoviárias interestaduais cresceu no Brasil este ano. O setor encerrou o primeiro semestre com um expressivo aumento de 33% no número de passageiros. No acumulado dos seis meses do ano, o faturamento chegou a R$ 27 milhões (o melhor entre as atividades ligadas ao turismo). Volume representa um salto significativo em comparação aos R$ 4 milhões de 2019 e R$ 20 milhões do ano passado.
Dados são da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), respectivamente, divulgados pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira, 11. Em um ano com poucos feriados prolongados, desempenho surpreendeu o setor.
Conforme o Ministério do Turismo, os meses de janeiro e fevereiro, impulsionados pelas férias e pelo carnaval, registraram os maiores volumes de passageiros, mas o crescimento se manteve constante ao longo dos seis primeiros meses.
“Sem dúvida, o setor passou por uma transformação e conquistou um espaço relevante no mercado”, destacou Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.
Letícia Pineschi, conselheira da Abrati, também enfatizou a relevância da conexão rodoviária regular para o turismo nacional. “Com quase 2.500 municípios identificados como de interesse turístico no Brasil, a importância das empresas rodoviárias para fomentar o turismo é evidente, especialmente para os viajantes que buscam flexibilidade no roteiro, como na tendência do Slow Travel, destacada pelo Ministério do Turismo para 2024”, observou.
ESTRATÉGIAS
As empresas de transporte rodoviário têm aplicado estratégias para manter o entusiasmo dos passageiros em viajar. “Viagens noturnas, que permitem descansar e dormir durante o trajeto, viagens expressas, com menos paradas, que tornam o percurso mais rápido e atraente e programas de fidelização e pacotes rodoviários, são algumas das ações desenvolvidas pelas viações para incentivarem os passageiros a viajarem mais”, explicou o Ministério do Turismo.
Foto: MTur