Nova Yamaha Teneré 700 é confirmada para o Brasil em 2025
Uma das motos de maior tradição da Yamaha já tem prazo para chegar ao Brasil em sua versão renovada. A Teneré chegará em sua versão mais atualizada no primeiro trimestre do ano que vem, depois de ser apresentada este ano no Salão de Milão (EICMA, na Itália).
A marca já oficializou o início da pré-venda dela para o primeiro trimestre de 2025, tendo recebido importantes alterações em visual, ciclística e ergonomia. Os preços devem ser confirmados junto ao começo das reservas.
Mais equilíbrio
A inspiração para a Teneré 2025 veio nas famosas motos de Rally Raid da marca japonesa. O novo visual foi combinado com ergonomia revisada para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road.
Na comparação com a anterior, o tanque de combustível foi movido para a frente, com consideração para equilibrar o tamanho com a ergonomia, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré. O tanque, de 16 litros, teve a parte superior deslocada mais para baixo, contribuindo para uma melhor distribuição de peso e, por conseginte, pilotagem. O mesmo aconteceu com o assento, que agora tem outro formato para facilitar a movimentação do peso do corpo no uso em fora de estrada. Agora ele é em peça única e mantém a altura de 875 mm.
O farol tem novo design, tendo quatro projetores individuais de LED empilhados em uma estrutura de alumínio, no estilo dos pilotos de rally contemporâneos da Yamaha, com a montagem em forma de “Y” dando um visual distintamente novo. Esse pacote de alterações, junto das carenagens, fazem a Teneré 700 parecer mais esguia e leve.
Na suspensão, os novos garfos invertidos (totalmente ajustáveis) têm bengalas de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para 240 mm de distância do solo. Eles podem ser ajustados em compressão e retorno do amortecedor, além do ajuste de pré-carga facilmente acessado na parte superior de cada bengala. Ainda há novas mesas, com uma braçadeira inferior de alumínio forjado e coroa de alumínio fundido, juntando resistência e leveza.
Completando as alterações estéticas e funcionais, o suporte de silenciador foi atualizado, assim como os pontos de montagem das malas laterais e o pedal de descanso lateral foi reposicionado. Para maior conforto na condução, novas pedaleiras de série são 10 mm mais largas que as do modelo anterior.
Na suspensão traseira, uma nova configuração, juntando o novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno. Desenvolvido nos programas de Rally Raid da marca, o novo lnk mantém o curso de roda de 200 mm.
Visuais
O painel da nova Teneré traz um visor TFT colorido maior, agora de 6,3″. Instalado verticalmente em um design inspirado em “roadbooks” de rali, a tela oferece conectividade simples com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect.
A integração com o smartphone é facilitada graças a uma tomada de carregamento USB Tipo C como item de série. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água, ficando do lado direito. As funções exibidas são velocidade, rotação do motor e navegação, além de marcador de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de mudança de marcha.
Coração pulsante
O aclamado bicilíndrico paralelo de 690 cm³ da Yamaha com 4 válvulas e refrigeração líquida foi reivsado. Nele foi adotado o YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) que, por sua vez, facilita mapas de aceleração. Dessa forma, o acelerador agora é eletrônico. Não se sabe ainda quais são os dados de potência e torque da moto, mas a Yamaha já garantiu que ela está apta a atender à nova fase do programa de emissões de poluentes e ruídos nacional, o Promot. Outros refinamentos incluem o interior revisado da caixa de câmbio para uma troca de marchas mais suave.
Na hora de pilotar, os sistemas de controle de tração e ABS podem ser desligados para total controle manual em qualquer superfície. O TCS pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS. O ABS ainda pode ser desligado somente na traseira ou em ambas as rodas.