Honda ADV 160 2025: nova geração traz motor mais potente, atualizações técnicas e no design
A Honda ADV 160 chega à segunda geração com algumas mudanças e preço público sugerido (base São Paulo/SP) de R$ 24.534,00. O motor da scooter – o mesmo da PCX 160 – é um dos pontos altos. A potência máxima foi elevada de 13,2 cv para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f.
Do ponto de vista do design, a ADV 160 2025 traz modernizações “sem alterar sua personalidade”, segundo a marca. Destaques são o para-brisa regulável mais protetivo, a nova conformação do assento que resultou em menor distância deste em relação ao solo, compartimento sob o assento de maior dimensão, novo painel LCD e atualizações na carenagem.
O chassi da Honda ADV 160 2025 foi redesenhado, visando proporcionar aumento de resistência em razão do desempenho superior oferecido pelo motor. As suspensões ganharam novo ajuste, preservando as mesmas características: telescópica na dianteira e com dois conjuntos mola/amortecedor na traseira. A frenagem permanece com disco na dianteira e traseira, com sistema ABS de 1 canal à frente.
A chegada do sistema HSTC permite o melhor aproveitamento da potência e torque com segurança. No âmbito da transmissão, a ADV 160 2025 mantém o sistema CVT – Continuous Variable Transmission.
O assento foi redesenhado, e está mais estreito em sua porção anterior, “o que ajuda nas manobras de estacionamento pela maior facilidade de movimentação das pernas e alcance dos pés no solo”, de acordo com a Honda. Característica indissociável das scooters, o compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos.
A chave presencial do tipo Smart Key pode acionar também um útil alarme antifurto. Um porta-luvas na porção esquerda do escudo frontal tem 2 litros de capacidade e conta com tomada USB para facilitar a recarga de smartphone. Amplas plataformas para os pés, o já mencionado assento redesenhado e o robusto guidão formam um triângulo ideal para o posicionamento do condutor.
O sistema de admissão de ar foi aperfeiçoado, e do filtro de ar até o tubo de admissão que leva ao corpo da borboleta – que passou de 26 para 28 mm de diâmetro – o percurso do ar é mais uniforme, beneficiado também pela caixa do filtro de ar de 4,9 litros de capacidade. Também o sistema de exaustão foi aperfeiçoado, com a nova ponteira de escape que abriga o catalisador, oferecendo reduzida resistência à saída dos gases provenientes da câmara de combustão.
Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído. Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade. O motor da ADV 160 conta com um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas, melhorando a economia de combustível e a eficiência do motor em geral.
Novidade no ADV 160 2025 é o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. No painel de instrumentos uma luz-alerta “T” pisca quando o sistema entra em funcionamento. Um comando no punho esquerdo permite desligar o HSTC em situações onde a limitação de perda de aderência impede a devida progressão, situação comum em terrenos escorregadios.
Como no modelo precedente, o ADV 160 2025 conta com um gerador/motor de partida ACG, sem escovas, controlado eletronicamente e posicionado na extremidade do virabrequim. Sua dupla função – motor de partida e alternador – é responsável pela redução de peso, dimensões, e pelo sistema Idling Stop, que desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. O sistema Idling Stop pode ser desativado pelo condutor e também é capaz de reconhecer automaticamente uma eventual baixa tensão da bateria, que determina o desligamento do sistema para evitar descarga.
O sistema CVT – Continuous Variable Transmission – foi especificamente ajustado para a ADV 160 2025 e a maior potência e torque de seu novo motor. Reconhecido por atuar de maneira progressiva, a conexão entre o acionamento do acelerador e o consequente ganho de velocidade é uma importante qualidade deste sistema de transmissão, e diretamente relacionada ao prazer de pilotar e pleno controle da scooter nas mais variadas situações de utilização.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.
Com informações e fotos da Honda