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Chinesa Neta negocia produção nacional em fábrica que foi da Ford

Há alguns meses divulgamos aqui no Garagem a chegada da Neta, fabricante chinesa que chegou ao mercado nacional com modelos elétricos, inclusive com loja física na Zona Oeste do Recreio dos Bandeirantes (RJ). Mas os planos vão além de apenas vendas, passando pela produção nacional.

Neta, nova montadora chinesa, chega ao Brasil com dois modelos; o mais  barato tem preço de HB20 | Dinheiro sobre rodas | G1

A marca pretende expandir suas operações para outros mercados, sendo o Brasil um terreno importante. O plano é que em 2026, com os modelos Aya e Neta X (ambos à venda, mas de forma importada) comecem a produção nacional, seguidos pelo L (rival do BYD Song Plus) e o S, que terá 10 unidades importadas para “análise comercial”.

Quando se fala da produção local, já há algumas possibilidades sendo avaliadas pela Neta. A primeira é a antiga fábrica da Troller no Ceará, que se tornará unidade multimarcas da Comexport. E, não custa lembrar, esta planta também é estudada pela Kia para a produção nacional do Sportage. Nesta nidade, a produção poderá ser em regime CKD (totalmente desmontados) e SKD (com kits parcialmente desmontados). A Neta, contudo, também disse que foi procurada por grandes montadoras que têm no momento fábricas com capacidade ociosa.

Parceria?

Uma possibilidade da Neta é uma espécie de joint venture no país com a HPE, da Mitsubishi, o que possibilitaria o uso da fábrica de Catalão (GO) para montagem em CKD. A viabilidade vem da planta goiana ter capacidade para 120 mil veículso e estar longe deste número de produção.

NETA L seria produzido no Brasil em um segundo momento — Foto: Divulgação
Neta L é o modelo planejado para um segundo momento da marca no país

O que já se sabe é que a marca chinesa investirá R$ 70 milhões para produzir de 15 a 20 mil unidades anuais do Aya e do X já a partir de 2026. Em 2027, numa segunda fase com índice de nacionalização robusto, novo aporte de R$ 50 milhões irá garantir a produção o L – elevando a capacidade para até 40 mil unidades anuais. Entretanto, a HPE informou à publicação Autoesporte que não há conversas ou negociações com a Neta neste sentido.

Neta X chega em três versões com preço inicial de R$ 194.900
SUV X é um dos modelos atualmente oferecidos pela Neta no país

Por ora a marca segue com seu ponto de venda no Rio, tendo cerca de 20 funcionário e área construída de 2 mil m². Já está nos planos um novo ponto no Rio, entre março e abril, com uma loja em Niterói. A meta é vender 40 unidades mensais no Rio e de 25 a 30 na cidade vizinha. O anúncio de qual lugar será a produção nacional da Neta ocorrerá ainda no primeiro semestre.

O objetivo da amrca chinesa é terminar 2025 com 6 mil carros emplacados, num mix inicial de 60/40 entre o Aya e o X, respectivamente. O número indica 3% de market share no segmento de eletrificados se levarmos em consideração os licenciamentos de 2024.

 

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