Motor 1.3 turbo flex do Duster agora é produzido no Brasil
Tem mais um motor da linha Renault que agora é nacional: para se juntar ao 1.0 turbo HR10 que está no Kardian, a Horse passa a produzir o HR13, o turbo flex de 4 cilindros, na planta paranaense de São José dos Pinhais. A versão bicombustível do propulsor foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, podendo operar com gasolina ou etanol em qualquer proporção e está em conformidade com os padrões de emissões L8.
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O motor tem 163 cv e torque de 27,5 kgfm, equipando hoje o Duster e tem possibilidade de estar no cofre de outros Renault no futuro. Ele traz sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando com 200 Bar de pressão, projetados para uma atomização melhor do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível.
A produção do HR13 na planta nacional é parte do investimento de R$ 100 milhões recebidos recentemente por lá, com capacidade para produzir até 600.000 unidades anuais em seu portólio de motores.
Novos Renault
E o HR13 começa a produção nacional em boa hora, uma vez que, para um futuro próximo, devem vir novos modelos para receber o propulsor. A Renault promoteu pelo menos outros dois lançamentos: um SUV médio e uma picape intermediária na plataforma RGMP, que estreou no SUV compacto. O SUV médio, inclusive, deve ser o próximo a estrear, já rodando em testes no Brasil, com camuflagens e em carroceria definitiva, já usando o HR13.
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Desenvolvido no Brasil pela própria Renault, o novo SUV deve trazer a identidade visual do Kardian, com luzes diurnas acima dos faróis principais. Já a picape deve vir em 2026 na fábrica da marca na Argentina e tendo o Brasil como maior mercado exportador do utilitário. No visual, deve herdar boa parte do visual apresentado no conceito Niagara Pick-up Concept, apresentado em 2023, será construída a partir da plataforma RGMP.
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A base que será usada na picape terá arquitetura que possibilita inclusive a recepção de conjuntos híbridos, tração 4×4 e veículos com comprimento entre 4 e 5 metros (com entre-eixos de 2,6 a 3 metros). No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos.