Renault pode trazer para o Brasil produção da chinesa Geely
A ofensiva chinesa no mercado automotivo nacional segue. Não só pelas próprias marcas do país, mas também como nas parcerias, como por exemplo o Spark EUV da Chevrolet, que é o chinês Baojun Yep Plus sob o emblema da marca da GM. E quem pode fazer algo parecido é a Renault.
Segundo a publicação Auto Esporte, a marca francesa estaria negociando com a Geely uma participação societária na Renault do Brasil, abrindo as portas da fábrica de São José dos Pinhais (PR) e da rede de concessionários para acelerar o estabelecimento da chinesa em nosso mercado. Vale lembrar que ambas são parceiras na Horse, divisão independente de trens de força. Na Coreia do Sul a marca chinesa tem 34% de participação na operação da francesa por lá.

A publicação cita que o comunicado oficial deve ocorrer nos próximos dias. Já ao portal Motor1, a Renault informou que “Geely Holding Group e Renault Group têm trabalhado em cooperação desde janeiro 2022, por meio da Renault Korea e Horse Powertrain Ltd, lançada em junho 2024. Desde então, os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora. Não temos detalhes para compartilhar sobre nenhuma nova cooperação neste momento.”
O Auto Esporte afirma que as negociações envolvem somente a Renault do Brasil e fazem parte de uma estratégia da Geely para aumentar em 60% suas vendas na América Latina. Inclusive esta ação da Geely soma-se à Volvo (da qual ela é detentora) e da Zeekr, recém-chegada no mercado nacional. Ainda não se sabe quais veículos podem ser produzidos na planta paranaense, uma vez que ela ainda não possui preparação para produzir veículos eletrificados.

A marca chinesa já confirmou que refornará ao Brasil com outra estratégia, com foco em modelos eletrificados e mais sofisticados, diferente da sua primeira investida no mercado nacional. Conhecida por fazer parte do do grupo que controla a Volvo, promete oferecer veículos com design, alto nível de segurança e tecnologia, ou seja, algo bem diferente daquilo que ela ofereceu num primeiro momento. Não se sabe ainda quando a marca anunciará isso em oficial, mas espera-se que seja no primeiro semestre deste ano.
Geely E5 em testes no Brasil
Um dos modelos de maior êxito recente da Geely já foi flagrado em testes no Brasil. Trata-se do E5, chamado na China de Galaxy 5. O SUV elétrico foi apresentado em agosto passado por lá e virou sucesso absoluto, com 60 mil unidades vendidas em apenas 119 dias.
Construído sobre a arquitetura GEA da Geely, derivada da plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), que é a mesma utilizado por modelos como o Volvo EX30 e o Zeekr X. Esse design incorpora tecnologias avançadas, como a integração de bateria no chassi (CTB – Cell-to-Body), que melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e oferece uma distribuição de peso equilibrada de 50:50.
A propulsão do SUV incluir um motor elétrico de 160 kW (218 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As opções de bateria incluem capacidades de 49,52 kWh e 60,22 kWh, que oferecem autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, nos padrões chineses de medição.
Ele mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, com entre-eixos de 2,75m.