Notícias

Renault pode trazer para o Brasil produção da chinesa Geely

A ofensiva chinesa no mercado automotivo nacional segue. Não só pelas próprias marcas do país, mas também como nas parcerias, como por exemplo o Spark EUV da Chevrolet, que é o chinês Baojun Yep Plus sob o emblema da marca da GM. E quem pode fazer algo parecido é a Renault.

Segundo a publicação Auto Esporte, a marca francesa estaria negociando com a Geely uma participação societária na Renault do Brasil, abrindo as portas da fábrica de São José dos Pinhais (PR) e da rede de concessionários para acelerar o estabelecimento da chinesa em nosso mercado. Vale lembrar que ambas são parceiras na Horse, divisão independente de trens de força. Na Coreia do Sul a marca chinesa tem 34% de participação na operação da francesa por lá.

Renault Grand Koleos já está no Brasil e c... | Quatro Rodas
Em outros mercados já existem modelos da Renault com base Geely, como o Grand Koleos

A publicação cita que o comunicado oficial deve ocorrer nos próximos dias. Já ao portal Motor1, a Renault informou que “Geely Holding Group e Renault Group têm trabalhado em cooperação desde janeiro 2022, por meio da Renault Korea e Horse Powertrain Ltd, lançada em junho 2024. Desde então, os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora. Não temos detalhes para compartilhar sobre nenhuma nova cooperação neste momento.”

O Auto Esporte afirma que as negociações envolvem somente a Renault do Brasil e fazem parte de uma estratégia da Geely para aumentar em 60% suas vendas na América Latina. Inclusive esta ação da Geely soma-se à Volvo (da qual ela é detentora) e da Zeekr, recém-chegada no mercado nacional.  Ainda não se sabe quais veículos podem ser produzidos na planta paranaense, uma vez que ela ainda não possui preparação para produzir veículos eletrificados.

Lançamento do Geely Galaxy E5 2024 na China
E5 é hoje um dos destaques da Geely

A marca chinesa já confirmou que refornará ao Brasil com outra estratégia, com foco em modelos eletrificados e mais sofisticados, diferente da sua primeira investida no mercado nacional. Conhecida por fazer parte do do grupo que controla a Volvo, promete oferecer veículos com design, alto nível de segurança e tecnologia, ou seja, algo bem diferente daquilo que ela ofereceu num primeiro momento. Não se sabe ainda quando a marca anunciará isso em oficial, mas espera-se que seja no primeiro semestre deste ano.

Geely E5 em testes no Brasil 

Um dos modelos de maior êxito recente da Geely já foi flagrado em testes no Brasil. Trata-se do E5, chamado na China de Galaxy 5. O SUV elétrico foi apresentado em agosto passado por lá e virou sucesso absoluto, com 60 mil unidades vendidas em apenas 119 dias.

geely_motors Geely Galaxy E5 rodando em testes no Brasil no flagra do  seguidor @zpalumbo. Trata-se de um crossover elétrico com 4,62 metros de  comprimento e entre-eixos de 2,75 m. São 218 cv
Modelo já roda em testes no país

Construído sobre a arquitetura GEA da Geely, derivada da plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), que é a mesma utilizado por modelos como o Volvo EX30 e o Zeekr X. Esse design incorpora tecnologias avançadas, como a integração de bateria no chassi (CTB – Cell-to-Body), que melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e oferece uma distribuição de peso equilibrada de 50:50.

A propulsão do SUV incluir um motor elétrico de 160 kW (218 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As opções de bateria incluem capacidades de 49,52 kWh e 60,22 kWh, que oferecem autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, nos padrões chineses de medição.

Ele mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, com entre-eixos de 2,75m.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *