LançamentoNotícias

VW lança o Tera em quatro versões; preços partem de R$ 99.990

Modelo conta com primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil

O Tera, novo SUV da Volkswagen do Brasil, foi oficialmente lançado no mercado nacional. O modelo já havia chamado atenção ao aparecer no Rock in Rio 2024 e no desfile da Marquês de Sapucaí durante o Carnaval de 2025. Agora, passa a integrar a estratégia da montadora, sendo o quinto veículo de um total de 17 lançamentos previstos até 2028.

Desenvolvido no Brasil e produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera foi desenhado pela equipe de design liderada por José Carlos Pavone. O modelo será comercializado em 20 países, distribuídos por dois continentes. Trata-se de um projeto nacional com projeção internacional, ampliando o papel da operação brasileira dentro do grupo Volkswagen.

O Tera chega às concessionárias Volkswagen de todo o País no dia 5 de junho, com preço de lançamento a partir de R$ 99.990 – para a versão MPI MT limitada a um lote especial de 999 unidades.

São quatro versões disponíveis para o Tera: MPI, TSI, Comfort e High; são duas opções de motorização (MPI e 170 TSI) e duas transmissões (manual ou automática de seis marchas). Todas contam com tecnologia avançada em segurança. As quatro versões são equipadas de série com seis airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, controles de tração e estabilidade; Pacote ADAS complementa ainda mais o nível de segurança do SUVW com itens inéditos no segmento.

Outro destaque é o Fala, Otto: aplicativo Meu VW 2.0 passa a contar com IA generativa via espelhamento no celular. Trata-se primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Ele virá como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT. O sistema utiliza uma LLM (large language model – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.

A Otto nasce integrada com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ela trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.

Segundo a VW, o Tera possui 0 Melhor custo de propriedade da categoria: “Tera é 4% mais barato de manter em relação a concorrência, com cesta de peças 35% abaixo da média do segmento”, afirma a marca.

 

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.

Completo em todas as versões
O Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

Trip mode on!
A Volkswagen inova ao ofertar o modelo feito no Brasil com elementos escondidos divertidos em sua carroceria. Uma das grandes surpresas do Tera são os chamados “Easter Eggs”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

Motores
Desenvolvido para entregar desempenho e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

Com esses dois motores consagrados, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, de fato, o acesso ao segmento dos SUVs. Sem contar que ambos os propulsores conseguem entregar um baixo nível de consumo, sendo o modelo mais econômico da categoria.

High + Pacote Outfit The Town Edition

Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acrescentar rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.

Cores
O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.

Melhor custo de propriedade e acessórios exclusivos
A chegada do Tera ao mercado já garante um pacote interessante em pós-vendas. Considerando o período de quatro anos ou 60 mil quilômetros, o SUVW tem o custo de propriedade 4% menor em comparação com a concorrência – levando em consideração itens como consumo de combustível, valor de seguro, taxas, itens de desgaste e manutenções.

Saindo da concessionária, o cliente ainda poderá equipar seu Tera com mais de 45 acessórios exclusivos do modelo: desde a linha de vestuário da VW Collection até itens como soleira em LED e projetor de logo nas portas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *