Peugeot 208 recebe duas estrelas em testes de segurança do Latin NCAP
O Peugeot 208 ganhou apenas duas estrelas nos novos testes de segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). De série, carro vem com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e quatro airbags (dois frontais e dois laterais de corpo).
Modelo compacto atingiu 51,53% em Proteção de Ocupantes Adultos; 54,92% em Proteção de Ocupantes Infantis; 54,13% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas; e 55,81% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O Peugeot 208 mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos – devido aos seus sistemas de retenção. A proteção contra chicotada cervical também foi considerada boa, conforme relatório divulgado. Já a proteção para pedestres foi definida como aceitável, e o Latin NCAP sugeriu à marca a oferta de sistema de Frenagem Autônoma de Emergência.
O 208 perdeu pontos devido ao baixo desempenho no quesito proteção infantil. Segundo o Latin NCAP, o veículo deixou a desejar devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro. Foram apontados ainda problemas com a geometria do cinto de segurança e dos bancos.
Durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do boneco que representa uma criança de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos. O problema foi revisado e foi explicado pela comunicação incorreta ao usuário.
Ações foram tomadas pela Peugeot para melhorar este cenário, foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. O modelo foi reavaliado depois que a Peugeot decidiu fazer melhorias na comunicação do usuário para evitar o desbloqueio do encosto. Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção das crianças.
Ainda de acordo com a Latin NCAP, a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. A falta de airbags laterais padrão para a cabeça também limitou a pontuação do veículo.
Foto: Divulgação