Mais de mil metros de cabos de semáforos já foram furtados este ano
Somente este ano, mais de mil metros de cabos já foram furtados de semáforos de Aracaju, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Desse total, cerca de 400 metros foram retirados dos locais por bandidos recentemente.
Na manhã dessa segunda, 7, dois cruzamentos semafóricos de Aracaju ficaram sem funcionar devido à prática criminosa. “As ocorrências foram registradas na avenida José da Silva Ribeiro Filho, no bairro Siqueira Campos, e no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a rua João Géniton da Costa, no Jabotiana”, informa a SMTT.
Além dessas ocorrências, a SMTT registrou, há poucos dias, o furto de mais 200 metros de cabos dos semáforos do cruzamento da avenida Desembargador Maynard com a rua Acre e outro furto na avenida Alcides Fontes, no bairro José Conrado de Araújo.
Conforme o órgão de trânsito, além de danos aos equipamentos, essas ações causam prejuízos à mobilidade urbana e aos cofres públicos. O furto de cabos de semáforos é considerado crime contra o patrimônio público, por isso a SMTT tem atuado em conjunto com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para inibir essa prática, como explica o superintendente Renato Telles.
“Temos reforçado com concreto as estruturas das caixas dos semáforos para dificultar o acesso a elas e mesmo assim, este ano, já precisamos fazer a reposição de mais de 1.000 metros de cabos dos semáforos. Além dos prejuízos causados à mobilidade urbana pelo tempo que o semáforo fica sem funcionar e os prejuízos financeiros, o furto de cabos é considerado um crime contra o patrimônio público. Por isso, a população também pode ajudar nesse trabalho acionando a GMA, pelo 153, ou a PM pelo 190, sempre que presenciar alguma pessoa mexendo nos semáforos da cidade sem o fardamento da SMTT”, orienta Renato ao ressaltar que, quando os semáforos ficam inoperantes, agentes de trânsito se deslocam até o local para organizar o fluxo de veículos.
Denúncia
Diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça reforça o pedido para que as pessoas denunciem essa prática. “A Guarda tem acompanhado e monitorado os locais com maior incidência de furtos de cabos dos semáforos. Um bom exemplo disso foi a prisão efetuada por quatro guardas municipais que flagraram um cidadão tentando furtar os cabos de um semáforo localizado na avenida Beira Mar. Como esse é um crime que costuma acontecer durante a noite e é difícil de ser identificado pois a fiação geralmente fica no chão, mais perto da calçada, pedimos que as pessoas que presenciarem essa prática nos acionem através do 153 ou do nosso WhatsApp no (79) 98166-7790”.
Fotos: Ascom/SMTT