Petrobras Reduz, mas Acelen diz que política de preços é baseada em práticas internacionais
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 15, mais uma redução do preço da gasolina para as distribuidoras. Por meio de comunicado, a estatal informou que o valor reajustado passa a valer a partir desta sexta-feira, 16. “A Petrobras reduzirá em R$ 0,13 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A, que passará a ser de R$ 2,66 por litro”, informou a estatal, que tinha feito a última redução da gasolina no dia 16 de maio. Os demais combustíveis não tiveram alteração de preços.
Com a redução anunciada pela Petrobras, o Garagem Sergipe questionou a Acelen, que administra a Refinaria Mataripe, situada na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, de onde vem a maioria dos combustíveis que abastece Sergipe, se a empresa irá alterar o preço da gasolina nesta sexta. Por meio de nota, a Acelen informou que manterá a sua política de preços.
“Os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado”.
Ainda segundo a nota, “os preços são reajustados semanalmente. Ontem (14/6), houve redução de 3% no diesel e 0,7% na gasolina. Já os reajustes do GLP são mensais. O último, realizado em 25/5, foi de redução de 11% e vale para todo o mês de junho”.
“As variações dos preços dos combustíveis do estado de Sergipe hoje se devem principalmente pela questão da dependência que nós temos da refinaria que foi privatizada, a atual refinaria de Mataripe, e que faz os seus reajustes semanais acompanhando as oscilações do barril de petróleo do mercado internacional, câmbio e dólar. Outro fator que determina a formação de preços impostos, é que tivemos recentemente a monofasia para a gasolina que impactou num aumento significativo e agora temos a previsão que a partir do dia 1º de julho, haverá a reoneração dos tributos federais que deve impactar em torno de 0,35 centavos para a gasolina tipo C e para o etanol em torno de 0,22 centavos. Hoje é difícil fazer qualquer tipo de previsibilidade, até porque as variações elas acontecem para cima ou para baixo”, destacou o secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese), Maurício Cotrim.