Um lenda está retornando: Honda Sahara volta ao mercado
Uma das motos mais icônicas da Honda no Brasil dos anos 90 está retornando. A Sahara 2024 foi revelada em novembro do ano passado e as primeiras unidades já estão chegando. Para tal, a marca já apostou na nostalgia com uma campanha publicitária da nova moto, com um vídeo que remete ao passado.
Na peça publicitária, um pai e seu filho conversam sobre lembrança do passado, com o pai relembrando sua NX 350 Sahara original, enquanto o filho pensa em lembranças similares com a nova Sahara 300. Numa história que mostra a vida se repetindo entre pai e filho, o vídeo é embalado pelo clássico Paradise City do Guns n’ Roses.
Nova de verdade
A nova Sahara chega para ocupar o posto que era da XRE 300. Na linha, ela possui três opções diferentes de acabamento, sendo elas Standard, Rally e Adventure, respectivamente por R$ 27.090, R$ 27.690 e R$ 28.650, com valores que não incluem o frete.
Nas imagens é possível perceber que a diferenciação entre as versões ficou também nas cores: a Standard apresenta tonalidade cinza, enquanto a Rally combina vermelho e preto. A Adventure, por sua vez, exibe um cinza com nuances de cobre, além de incorporar um para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem, que são vendidos separadamente como acessórios nas demais variantes.
Em termos de linhas, a Sahara é uma moto quase que totalmente nova na comparação com a XRE 300. Ela tem um visual mais esguio quando vista de frente, lembrando bastante a “irmã maior” Africa Twin. Na parte técnica também há novidades, com um novo chassi, similar ao das motos de off-road da Honda (da linha CRF), consistindo em um quadro de berço semi-duplo de aço.
Na parte de suspensão, o conjunto permanece do mesmo tipo, com garfo telescópico na dianteira e balança de alumínio agora pintados de preto. Os cursos de 245mm na dianteira e 225mm na traseira são iguais, mas a dianteira foi recalibrada e o amortecedor traseiro agora possui ajuste de pré-carga em 7 posições distintas. As rodas continuam com 21” na dianteira e 18” na traseira, mas os pneus agora são da marca alemã Metzeler. Os freios seguem a disco nas duas rodas, sempre com ABS e 256mm de diâmetro na dianteira e 220mm na traseira.
Mais potente
O motor, tem a mesma base do da CB 300F Twister, mas tem algumas diferenças, como a fundição do cabeçote. E no lançamento este motor é um pouco mais potente: são 25,2 cv a 7.500 rpm, e o torque é de 2,74 kgfm a 5.750 rpm. Com gasolina, os valores são 24,8 cv e 2,70 kgfm, respectivamente. O cabeçote de comando duplo (DOHC) foi substituído por comando simples (SOHC). Administrando o conjunto há uma transmissão de seis velocidades, com uma embreagem com assistência deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções mais intensas de marcha.
O tamanho da nova moto é basicamente o mesmo da XRE 300, com 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, e o vão livre em relação ao solo foi ampliado para 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. A seco ela pesa 147 e 149 kg para as versões mencionadas.
Todas as versões saem com ABS de série, bem como iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e um novo painel digital proveniente da Twister. O painel adiciona um conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são praticamente idênticas, diferenciando-se apenas nas cores, enquanto a Adventure, como dito, traz para-brisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, opcionais nas outras.