Notícias

Hyundai e CAOA reformulam contrato para operação no país, que resultará em novos modelos

Quando falamos de Hyundai importados no Brasil, sempre associamos com o nome da CAOA nas operações. Mas essa realidade, que seguiu por 25 anos, passará por mudanças. A partir deste ano a marca assume operações de comercialização de todos os produtos no Brasil. Ou seja, mesmo os importados que eram responsabilidade do grupo comercial brasileiro agora serão controlados pela Hyundai. A Caoa seguirá como parceira da empresa sul-coreana, mas em um novo modelo de negócios.

HB20 (foto) e Creta continuarão saindo da linha de montagem de Piracicaba (SP)

A confirmação aconteceu na última quinta-feira, dia 29, em um almoço na casa da família do empresário fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Falecido em 2021). O encontro teve a presença do atual presidente do grupo, Carlos Alberto Filho e o presidente da Hyundai Motor Brasil (HMB), Airton Cousseau. A nova fase da parceria altera de forma profunda o acordo que vigorava desde 1999 e que já foi caso até de processo judicial.

O novo modelo de negócio 

A partir de agora, a Hyundai Motor Brasil (HMB) ficará responsável pela comercialização e distribuição de todos os produtos da marca em comercialização no mercado brasileiro. Isso vale para os compactos HB20, HB20S e Creta, já produzidos por ela em Piracicaba (SP) e os importados – que, até então, eram administrados pela Caoa. O acordo engloba também eventuais produtos que a Caoa produzir para ela na sua fábrica de Anápolis (GO).

Ioniq 5 deve ser uma das novidades que a Unificação trará

Já o grupo nacional recebe uma compensação financeira por ceder o controle da representação dos Hyundai importados para a HMB e se compromete a ajudar a fabricação local em suas plantas no Centro-Oeste. Mas a decisão sobre quais produtos serão importados ou montados localmente continuará sendo da HMB.

A mudança no portfólio deve ser anunciada pela própria Hyundai nesta quarta-feira, 6. Mas Airton Cousseau já confirmou que a tendência será apostar em SUVs e picapes dos segmentos compacto-médio e médio. Dessa forma, é esperado que a Caoa monte para a Hyundai no Brasil modelos de porte compacto-médio e médio, que atuarão em segmentos acima de HB20 e Creta. Entre as possibilidades há a nova geração do Tucson e a picape Santa Cruz além dos já confirmados lançamentos do Ioniq 5 e do Palisade para 2024, conforme a própria Hyundai confimrou no ano passado. Há ainda o Palisade híbrido e o novo Tucson, para 2025. Resta saber se a Hyundai agora vai seguir com o plano.

O SUV grandalhão Palisade também tem passaporte carimbado para o Brasil

A mudança de planos acaba sendo benéfica para a Hyundai nacional, uma vez que a planta de Piracicaba (SP) estava sobrecarregada, atuando em capacidade máxima e três turnos. Com isso, a Caoa produzirá em Anápolis par aajudar a desafogar a produção local. E para além disso, enfim deve haver uma unificação de portfólio de produtos da Hyundai na rede de concessionárias da marca. tualmente, só a rede Hyundai Caoa vende os produtos importados da fabricante sul-coreana, enquanto as lojas HMB oferece apenas a família HB20 e o Creta em seus portfólios. A partir do novo acordo, todas as revendas terão acesso a todos os produtos em catálogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *