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Luiz Roberto aponta soluções para melhorar mobilidade urbana de Aracaju

GARAGEMSE ENTREVISTA PRÉ-CANDIDATO

Hoje, 14 de julho, o Garagem Sergipe dá seguimento à proposta de publicar entrevistas com todos os pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Desta vez, quem aborda questões relacionadas à mobilidade urbana na capital é Luiz Roberto (PDT).

Ele é advogado e, na gestão pública, já assumiu cargos como a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e foi secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).

Nesta entrevista, Luiz Roberto apresenta seu ponto de vista acerca dos principais desafios que Aracaju enfrenta no campo da mobilidade urbana e aponta possíveis soluções.

Ao ser questionado sobre suas propostas na área, o pré-candidato a prefeito resume que visa melhorar as condições do transporte público da capital, manter, interligar e ampliar as ciclovias, implantar ciclofaixas em avenidas de maior fluxo e prosseguir com trabalhos de pavimentação asfáltica.

Acrescenta também que faz parte de seu projeto “verificar a possibilidade de implantação de um novo modal através de transporte fluvial com a dragagem do rio Poxim”. Luiz Roberto enaltece ainda o uso de tecnologias para melhorar fluxo de veículos na cidade. “A inteligência artificial contribuirá muito para determinadas ações”, explica Luiz Roberto.

Sobre o transporte público, ele ressalta que a acessibilidade sempre deve ser contemplada. E faz considerações relacionadas à importância do edital de licitação que foi lançado. “A conclusão desse procedimento permitirá melhores condições do transporte público. A frota foi renovada nos últimos anos em 30%, agora poderá ser renovada o restante”, diz, destacando a possibilidade da introdução de tecnologias que garantirão mais conforto aos usuários de ônibus.

A respeito das inundações de ruas e avenidas da capital no período chuvoso, Luiz Roberto garante que realizará um novo estudo acerca das bacias, com levantamento de cotas de rede de drenagem e dos canais. Segundo o pré-candidato, uma de suas metas é elaborar um projeto para tentar solucionar os quase 70 pontos de alagamentos constantes na cidade. Também fala em “introduzir possibilidades tecnológicas que auxiliarão na limpeza de canais”.

Além de tudo isso, Luiz Roberto defende uma gestão alinhada com a sociedade. “Discutindo ações coletivas que poderão colaborar para uma maior eficiência (…)”, justifica. E assegura que um governo sob sua responsabilidade também estará antenado às possibilidades de parcerias, seja nas esferas estadual, federal ou privada, para resolver demandas. “As parcerias público/privada estão cada vez mais presentes na gestão pública e podem ser uma saída para o enfretamento de problemas relacionados ao desenvolvimento urbano e infraestrutura”, avalia.

LEIA ENTREVISTA COMPLETA

Mobilidade Urbana:
1. Quais são suas principais propostas para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju?
LUIZ ROBERTO – Melhorar as condições do transporte público de Aracaju. Manter, interligar e ampliar as ciclovias, já que a cidade possui uma malha acima da média do Nordeste. Prosseguir com a execução da pavimentação asfáltica, na qual já foram recapeados 186 Km. Verificar a possibilidade de implantação de um novo modal através de transporte fluvial com a dragagem do rio Poxim. Implantação de ciclofaixas em avenidas de maior fluxo.

2. Como o senhor planeja reduzir os congestionamentos nas principais avenidas da cidade?
LR – Aracaju tem congestionamentos nos horários de pico, como em toda cidade de porte idêntico ou maior. Com a melhoria do transporte público, ampliação de ciclovias e implantação de ciclofaixas, um novo modal de transporte e o controle automatizado de cruzamentos, poderemos reduzir a circulação de veículos de pequeno porte, controlar com mais eficiência o trânsito, melhorando os congestionamentos.

3. Que medidas serão tomadas para promover o uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas e scooters elétricas?
LR – As medidas serão a manutenção, integração e ampliação das ciclovias e ciclofaixas, bem como o incentivo à utilização de scooters elétricas, ainda insipiente em Aracaju.

4. Qual é a sua visão para a implementação de sistemas inteligentes de gestão de tráfego?
LR – O processo já foi iniciado, mas a central ainda está em fase de conclusão. Concluir essa etapa, com o funcionamento dos semáforos inteligentes e ampliar com outras ações voltadas para sistema de gestão de tráfego. Aplicativos permitem evitar problemas nas portas das escolas, presença de pessoas trabalhando em ruas e avenidas, monitoramento dos locais congestionados oferecendo opções de circulação. A inteligência artificial contribuirá muito para determinadas ações.

Transporte Público
1. Quais iniciativas o senhor pretende adotar para melhorar a qualidade e a eficiência do transporte público em Aracaju?
LR – O edital para licitação já foi lançado. Estudos anteriores foram realizados para melhor definir em dados, custeio, estatísticas e outros parâmetros como o sistema se apresenta. Um excelente diagnóstico que permitiu a elaboração do termo de referência, bem como os anexos. A conclusão desse procedimento permitirá melhores condições do transporte público. A frota foi renovada nos últimos anos em 30%, agora poderá ser renovada o restante. A introdução de ar condicionado, Wifi e outras que garantam mais conforto aos usuários. Duas empresas serão responsáveis para operar o sistema integrado, um dos únicos do País que com uma passagem o usuário pode circular nos quatro municípios da região metropolitana.

2. Como planeja aumentar a segurança dos passageiros e motoristas no transporte público?
LR – Com a renovação da frota, universalização do cartão e bilhetagem e capacitação para os trabalhadores e trabalhadoras do sistema.

3. Existem planos para a expansão ou modernização das linhas de ônibus e outros meios de transporte coletivo?
LR – Sim. A manutenção e implantação de novas linhas, priorizando os horários de atendimento e também de circulação. Isso vale também para outros meios de transporte coletivo que sejam introduzidos, mesmo que fora do sistema.

4. Que incentivos serão oferecidos para a utilização do transporte público, especialmente nas áreas periféricas?
LR – Com a renovação da frota e introdução gradativa de elementos que darão mais conforto aos usuários. A garantia dos subsídios necessários para manutenção do valor da passagem, acessível às pessoas de baixa renda.

Alagamentos
1. Quais são suas propostas para combater os alagamentos frequentes em Aracaju?
LR – A realização de um novo estudo acerca de nossas bacias, com levantamento de cotas de rede de drenagem e dos canais. Manter a limpeza constante de rede de drenagem, nesse caso ampliando o número de equipes e introduzindo possibilidades tecnológicas que auxiliarão na limpeza, e de canais. Elaborar projeto para tentar solucionar os quase 70 pontos de alagamentos constantes.

2. Como o senhor pretende melhorar o sistema de drenagem pluvial da cidade?
LR – Além da limpeza constante e a introdução de tecnologia para verificação e auxílio nesse processo, atuar nos canais da Anísio Azevedo e Airton Teles, pontos que merecem atenção redobrada. Com os dados registrados no Climaju compatibilizar a cota da rede com esses volumes para termos uma maior efetividade do sistema de rede de drenagem.

3. Que medidas preventivas serão adotadas para evitar danos causados por enchentes e alagamentos?
LR – Aracaju foi reconhecida pelo Governo Federal como a cidade do Brasil mais preparada para responder às situações de desastres naturais. Existe, aqui, um projeto de gestão denominado ‘Aracaju Resiliente’ – inclusive considerado um exemplo no Brasil – que elenca as ações preventivas a serem executadas para evitar enchentes e alagamentos. Entre elas o descarte regular de resíduos, limpeza da rede de drenagem, limpeza de canais, manutenção dos ecobueiros e ecobarreiras. Monitoramento do clima. Com a crise climática, reduzir a emissão de gases e ampliar o cinturão verde da cidade, são práticas preventivas que auxiliam para evitar as situações de transtorno.

4. Como planeja trabalhar com as comunidades mais afetadas pelos alagamentos para implementar soluções eficazes?
LR – A Zona de Expansão com a implantação do projeto Cidade do Futuro, com a chegada da rede de esgotamento sanitário e rede de drenagem, com certeza será impactada positivamente no controle de alagamentos. Outras áreas da cidade que estão sendo urbanizadas terão o tratamento adequado de esgoto e drenagem, evitando os alagamentos. Entretanto, como são projetos ainda em execução, a pronta resposta prevista no Plano de Contingência e com os simulados, podem ser aplicadas em caso de necessidade.

Considerações Gerais
1. Como pretende envolver a população no planejamento e na implementação das políticas de mobilidade urbana e combate a alagamentos?
LR – Dialogando com a sociedade e aproximando o cidadão da gestão. Discutindo ações coletivas que poderão colaborar para uma maior eficiência dessas políticas públicas de mobilidade, sustentabilidade e mudanças climáticas.

2. Quais parcerias com o setor privado ou outras esferas de governo o senhor considera essenciais para melhorar a infraestrutura de Aracaju?
LR – Toda e qualquer parceria sempre é benvinda, seja qual for a esfera. As pessoas residem nas cidades, mas verbas estaduais e federais contribuem para implementação de medidas e equipamentos que auxiliam na infraestrutura dos municípios. Verbas oriundas do próprio ministério, de emendas parlamentares ou de operações de crédito que sirvam para a melhoria das condições do saneamento básico e obras de uma maneira geral. As parcerias público/privada estão cada vez mais presentes na gestão pública e podem ser uma saída para o enfretamento de problemas relacionados ao desenvolvimento urbano e infraestrutura.

3. Que ações específicas serão tomadas para garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência nos sistemas de transporte e nas áreas sujeitas a alagamentos?
LR – O transporte público deve contemplar a acessibilidade. A pessoa com deficiência, seja ela qual for, tem o direito de transitar com a redução ou eliminação de transtornos, desde uma plataforma para acesso de cadeirantes a um piso tátil servindo de guia. A busca pela acessibilidade total é incansável. Da mesma forma, em locais de ocorrência de alagamentos, implantação de medidas efetivas para garantir a mobilidade de pessoas com ou sem deficiência. Estas já foram delineadas em repostas anteriores, justamente as preventivas para evitar tais ocorrências.

Foto: Divulgação

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