Bateria que recarrega 600 km em 5 minutos? A GWM acabou de lançar
Dentro do avanço rápido e constante que a tecnologia dos elétricos tem tido, a GWM apresentou novas baterias para carros elétricos que podem recuperar 600 km de autonomia em cinco minutos, com durabilidade de mais de 1 milhão de km. Inclusive modelos que vierem com os novos módulos poderão rodar mais de 1.000 km com uma carga. O conjunto se chama “short blade” e foi desenvolvido por uma subsidiária da marca chinesa chamada SVOLT.
As novas baterias devem equipar veículos elétricos e plug-in da marca nos próximos anos, mas ainda não há muitos detalhes a respeito. O que se sabe, por enquanto, é que duas novas baterias foram apresentadas: A SVOLT 6C é feita de níquel-cobalto-manganês (NCM) e foi dimensionada para suportar carregamentos ultrarrápidos. Ela tem versões de 100 kWh e 120 kWh e pode recuperar 600 km de autonomia em cinco minutos. Já o alcance máximo chega a 1.000 km. Essa marca dos quatro dígitos, por sinal, ainda não foi ultrapassada por nenhum carro elétrico.
A outra bateria que teve os dados revelados foi a SVOLT 5C, feita de fosfato de ferro-lítio (LFP) e exclusiva para carros elétricos. Este é um dos tipos mais eficientes disponíveis no mercado atualmente. Segundo a subsidiária, o tempo de carregamento de 10% a 80% é de apenas10 minutos, com capacidade para suportar 3.500 ciclos de abastecimento. Assim, teria vida útil de mais de 1 milhão de km. Sua produção em massa vai começar no final de 2024, garantiu a GWM.
Outros casos
Para os plug-in, como a linha Haval vendida no país, a SVOLT apresentou outra bateria, a Dragon Armor PHEV 800, que também é capaz de suportar carregamento ultrarrápido de alta tensão. O destaque, porém, é a redução de até 20% do volume que o conjunto ocupa no veículo. Este conjunto possui capacidade que varia entre 55 kWh e 70 kWh, proporcionando entre 300 km e 400 km de autonomia. A produção dos módulos deve começar em junho de 2025 para equipar a próxima geração de carros híbridos da GWM.
No Brasil ainda não se sabe se as novas baterias chegam logo ou quais carros as receberão, uma vez que o plano mais imediato da marca no Brasil está no início da produção de veículos na planta paulista de Iracemápolis. Os primeiros Haval H6 nacionais devem sair da linha de montagem no segundo semestre desse ano, com a produção em larga escala no ano que vem.