Notícias

Venda Digital já acumula mais de 800 mil transferências de veículos no país

Com a Venda Digital, funcionalidade criada pela Secretaria Nacional de Trânsito e disponível na a Carteira Digital de Trânsito (CDT), é possível comprar e vender um veículo de forma eletrônica, sem precisar ir até um cartório para reconhecer firma.

De acordo com o Governo Federal, a população tem aderido cada vez mais a essa ferramenta. Prova disso é que a modalidade já ultrapassou a marca de 817,5 mil transações em praticamente todo o país. Atualmente, somente cinco estados ainda não aderiram à Venda Digital. São eles: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão e Paraíba.

Em Sergipe, 8,1 mil transferências usando o aplicativo foram registradas. Veja imagem abaixo com número de transações em cada Estado.

Ministério dos Transportes explica como usar o Venda Digital
Para realizar a transferência de um veículo, tanto comprador quanto vendedor devem baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), criar uma conta e confirmar a identidade.

Após a instalação, o vendedor inicia a transferência via aplicativo, fornecendo detalhes do veículo e o CPF do comprador, que será notificado sobre a transação. A segurança é garantida por uma assinatura eletrônica.

Com a confirmação de ambas as partes, o aplicativo envia os dados para a Senatran, que processa a transferência e atualiza o registro do veículo em tempo real. Assim, você acompanha todo o processo com rapidez e transparência.

Vale lembrar que para usar o benefício, o documento do veículo precisa ter sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital (ATPV-e).


Foto: Ministério dos Transportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *