Citroën Basalt tem produção iniciada mirando os sedãs de entrada
Agora é oficial, o Citroën Basalt iniciou oficialmente sua produção no Brasil na última terça-feira, 17/09, na planta de Porto Real (RJ). Como parte da linha C-Cubed, ele se junta aos “irmãos” C3 e C3 Aircross. O lançamento oficial do SUV-cupê será no dia 2 de outubro.
O lançamento chega com a missão de ser “o SUV cupê mais acessível do mercado brasileiro” nas palavras da própria Citroën, que diz querer “combinar acessibilidade a conforto e design”. Apesar de ainda não ser confirmado, se sabe que ele terá uma versão de entrada Live com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de cinco marchas, para concorrer com os sedãs de entrada como o Hyundai HB20S Comfort (R$ 97.690) e o Chevrolet Onix LT (R$ 101.590), além do “primo” Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 94.990).
Mas, claro, o Basalt também terá versões mais caras, como as Shine e Feel, que terão o motor 1.0 turbo do C3 Aircross (GSE T200, de 125 cv/ 130 cv). Elas devem concorrer com versões de entrada de outros SUVs-cupês, como o Nivus Sense 200 TSI e o Fiat Fastback Turbo 200, ambos de R$ 119.990.
Novos planos
A produção do Basalt, inclusive, completa o ciclo de investimento de R$ 10 bilhões que foram feitos na planta carioca entre 2011 e 2024. A nova etapa que se abriu foi de preparação das instalações industriais para receber mais R$ 3 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro até 2030. Com o novo aporte, Porto Real “reforçará sua aptidão multimarcas, ampliará a produção e projeta novas contratações nos próximos anos, reforçando a cadeia de fornecimento e tecnologia da região”.
Isso significa que as portas ficam abertas para mais um modelo da plataforma CMP na fábrica, que deve ser um modelo inédito e com versões híbridas. A aposta é que pode ser o Jeep Avenger, que já é produzido na unidade da Stellantis em Tychy, na Polônia, desde o fim de 2022, sobre a base do Peugeot 2008.