Infraestrutura de carregamento no Brasil tem crescimento anual de 179%
2024 é um ano de continuidade no crescimento da mobilidade elétrica no Brasil. O número de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in segue em franco avanço, assim como a expansão da infraestrutura de recarga. Para isso, diversos fatores são levados em consideração, como a ampliação da oferta de modelos.
Um dado recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indica um aumento de 179% na infraestrutura de recarga e mais de 122 mil veículos eletrificados emplacados no acumulado do ano. A evolução acompanha um movimento em todo o mundo em direção à mobilidade sustentável e demonstra o potencial do mercado brasileiro nesse setor.
É interessante observar que o crescimento da infraestrutua de recarga segue lado a lado com o aumento das vendas de veículos eletrificados. Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 122 mil veículos leves eletrificados foram emplacados, o que é um crescimento de 113% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução também tem outros fatores por trás, como a crescente conscientização ambiental, a redução dos custos das baterias e a oferta de modelos mais atrativos no mercado.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destaca que o crescimento da eletromobilidade está gerando um ecossistema próspero, com diversas empresas atuando em diferentes segmentos da cadeia produtiva. “A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviços”, afirma.
Com os números atuais, a expectativa é que o Brasil feche 2024 com 150 mil eletrificados nas ruas, consolidando o país como um dos principais mercados do segmento na América Latina.