Coronavírus: PMA determina reforço na higienização do transporte público
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reuniu, na tarde dessa segunda-feira, dia 16, representantes das empresas de ônibus que compõem o sistema de transporte público e também do sindicato dos taxistas e transporte escolar para discutir medidas preventivas contra a doença. Aracaju tem cinco pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19).
O primeiro caso foi confirmado na última sexta-feira, dia 13, e, no início da noite desta segunda, 16, quatro suspeitas foram validadas pelo Governo do Estado. Todas as vítimas são da capital sergipana e estiveram recentemente em países com surto da doença.
“Recebemos a confirmação de mais quatro casos aqui na capital e, assim, passamos a ter cinco casos confirmados. Novas medidas foram adotadas, ou seja, eventos públicos foram reduzidos a 100 pessoas em locais abertos e 50 em locais fechados. As aulas da rede pública e privada da capital serão suspensas por quinze dias, a partir do dia 18. Eventos em teatros, shows e afins também serão suspensos. Bares e restaurantes continuarão funcionando, desde que mantenham espaço entre as mesas. Recomendamos, também, que as instituições religiosas não realizem cultos neste período. Essas medidas restringem ainda mais a circulação de pessoas e pedimos que a sociedade nos ajude e que cada um cumpra o seu papel. Precisamos da ajuda de todos para que o pico do coronavírus, aqui na capital, não atinja o tamanho que atingiu outros lugares do mundo”, informou o prefeito Edvaldo Nogueira em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
Na reunião, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, apresentou a determinação do órgão de reforço diário na higiene dos ônibus coletivos. “Centenas de pessoas utilizam diariamente o transporte público de Aracaju e tomaremos medidas de prevenção para minimizar as chances de propagação e contágio do novo coronavírus nos coletivos. As empresas de ônibus já fazem todos os dias a limpeza dos veículos, mas agora, a higienização será reforçada, inclusive, com o uso de álcool em gel na parte interna dos veículos. E os táxis e os transportes escolar também redobrarão os cuidados. Estamos unindo forças para combater a doença”, disse o superintendente.
A higienização no transporte coletivo será feita, por exemplo, nos locais onde as pessoas costumam colocar as mãos, como as alças, barras e bancos dos ônibus e maçanetas, como explica o diretor de logística da Viação Progresso, Armando Rezende. “Os ônibus são lavados todos os dias, mas vamos dar ainda mais atenção à higienização em determinados locais do interior dos veículos. Além disso, já estamos orientando os motoristas, cobradores e demais colaboradores sobre o que fazer para prevenir o coronavírus, e iremos distribuir materiais informativos.
Quanto aos táxis, de acordo com o segundo secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Táxis de Sergipe (Sintax), os motoristas serão orientados a ter álcool em gel dentro dos veículos para uso próprio e dos passageiros. “Vamos conversar com a categoria para que algumas medidas sejam tomadas e iremos recomendar que os motoristas perguntem aos passageiros se querem a viagem com ou sem ar-condicionado. O indicado é deixar as janelas do veículo abertas. São ações que farão diferença na prevenção à doença”, afirma.
O presidente da Associação dos Transportadores Escolares do Estado de Sergipe (Astranspe), José Welligton dos Santos, também se comprometeu a reunir a categoria para que medidas preventivas sejam tomadas. “Os transportes serão orientados a deixar as janelas abertas e a disponibilizar também o álcool em gel. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos combater o coronavírus”, declara.
Outros cuidados
A colaboração da população é fundamental para a prevenção da doença. Por isso, recomenda-se que pessoas doentes evitem utilizar o serviço; que as pessoas tenham álcool em gel para uso rápido nas bolsas e mochilas; deixem janelas abertas para facilitar a circulação do ar; evitem contato físico de qualquer espécie, principalmente o aperto de mãos; cubram a boca e nariz quando forem tossir ou espirrar e evitem colocar a mão na boca, olhos e nariz.
|Foto: André Moreira