Notícias

Hyundai passa a GM na primeira quinzena de maio

O balanço da primeira quinzena de maio, divulgado pela Bright Consulting, revela mudanças no ranking das montadoras mais vendidas do Brasil. A Hyundai conquistou a terceira colocação com 10,4 mil veículos emplacados, superando a General Motors, que caiu para o quarto lugar ao vender 10 mil unidades.

Ao todo, foram comercializados 93.778 automóveis e comerciais leves nos primeiros 15 dias do mês, representando uma queda de 6,2% em comparação ao mesmo período de abril (99.954 unidades). A consultoria atribui parte da retração a um dia útil a menos (10 dias contra 11), com médias diárias de vendas de 9.378 e 9.086 unidades, respectivamente. Ainda assim, o início de maio acendeu um sinal de alerta com o ritmo mais lento do varejo.

Na comparação com a primeira quinzena de maio de 2024, houve crescimento de 15,2%. No acumulado do ano, o setor soma 807.068 unidades vendidas — alta de 4,6% sobre as 771.880 registradas no mesmo período do ano passado. A Bright mantém sua projeção anual de 2,6 milhões de unidades, mas com viés de baixa, devido à redução no índice de confiança do consumidor.

No ranking das marcas, a Fiat segue líder com 21,5% de participação no mercado, ampliando sua fatia em 2,2 pontos percentuais em relação à quinzena anterior. A Volkswagen também cresceu (0,5 ponto), alcançando 16,4%. A Hyundai aumentou sua participação em 0,8 ponto, enquanto a GM perdeu 1,2 ponto percentual, afetada pela paralisação parcial (lay-off) da fábrica de Gravataí (RS), que passa por ajustes na produção do Onix em função da baixa demanda.

As vendas diretas representaram 50% das transações na primeira quinzena de maio — crescimento em relação aos 46% de abril e aos 43% do mesmo período de 2024. Segundo a Bright, esse aumento foi decisivo para o avanço de Fiat, Hyundai e Volkswagen no ranking.

Participação de mercado por montadora:

  • Fiat: 21,5%
  • Volkswagen: 16,4%
  • Hyundai: 11,1%
  • Chevrolet (GM): 10,7%
  • Toyota: 8,1%

No segmento de eletrificados, foram emplacadas 8.777 unidades, queda de 12,1% em relação a abril (9.989), mas alta de 55,8% na comparação com maio de 2024 (5.634). Apesar da retração quinzenal, a consultoria aponta consolidação do mercado, embora a participação tenha recuado de 9,9% para 9,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *