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Maipon é responsável pela retomada da marca JAC em Sergipe

Até meados de dezembro do ano passado, a JAC Motors, uma das primeiras marcas chinesas a desembarcar no Brasil, estava sem operação em Sergipe, tendo a concessionária anterior fechado, sem haver nenhuma representação oficial no estado. Mas a situação mudou de figura com o grupo de sócios que abriu a Maipon, nova concessionária da marca.

Em entrevista exclusiva ao Garagem SE, Antonio Thiers Santos, um dos membros da sociedade, conta como foi o processo de retorno das operações da marca, bem como o foco dado ao custo-benefício com qualidade e os próximos planos da JAC para o mercado nacional. Confira:

Garagem SE: A JAC chegou a sair de Aracaju, mas está retornando aqui há pouco tempo. Como se deu essa retomada?

Antonio Thiers: A JAC não chegou a sair do Brasil, apenas de algumas cidades. A operação de Aracaju estava em conflito com a marca. Não buscamos saber o porquê, mas através de alguns de nossos sócios, entramos em contato com a marca, nos colocando a disposição e manifestando interesse em abraça-la caso surgisse a oportunidade. Óbio que isso foi um ‘namoro’ de um ano, que acho que foi o tempo que a marca devia estar resolvendo o imbróglio com o outro concessionário, não sei… de toda forma aguardamos, e aconteceu.

Em agosto do ano passado dois dos sócios foram para São Paulo, e com a diretoria da JAC  alinharam as conversas, interesses e ideias, diante de todo cenário que esta se passando no ramo automotivo aqui.

Thiers é um dos três sócios responsáveis pela Maipon

GSE: Quando a operação recomeçou efetivamente?

AT: Começamos efetivamente no dia 17 de dezembro de 2019. Poderíamos deixar para 2020, mas decidimos abrir logo para começar a retomar o mercado, uma vez que ele está começando a aquecer novamente e não queríamos perder esse timing. Fora todo o apoio que a JAC nos deu para abrir logo essa concessionária. Eles têm interesse de retomar o mercado que ficou órfão por muito tempo.

GSE – Vi que um dos maiores focos da JAC é no custo-benefício, mas buscando manter uma qualidade nos produtos. Gostaria que você falasse sobre isso.

AT: A JAC está num nível “linha A” na China pelo que pesquisamos. A própria matriz nacional sempre foi aberta conosco, bem como a sede chinesa também para informar a respeito. Na China eles trabalham com o público A e em outros mercados querem ir nesse caminho.

Então, para isso, eles se associaram a outras marcas já conhecidas. Eles têm uma joint-venture com a Volkswagen, abriram estúdios de design na Itália… Eles estão buscando se aperfeiçoar e vender um produto de qualidade, pois o mercado mesmo exige. Independente do custo-benefício, que é muito mais vantajoso que o de outras marcas, vale frisar que um carro da nossa marca será sempre mais barato e com muito mais itens e opcionais, seja de tecnologia, segurança ou o que for. Então eles alinham custo-benefício com qualidade.

A JAC no Brasil atualmente é importadora, mas existe a pretensão de retomar outros planos assim que a situação melhorar. E verificamos também que são veículos bem-acabados, com detalhes bem-construídos.

E a nossa marca, a Maipon, busca retomar essa credibilidade no mercado de volta, pois, quer queira quer não, uma marca quando sai deixa uma sequela negativa. Então nós, os três sócios que assumimos a operação da Maipon, temos o maior interesse em fortalece-la cada vez mais. Até porque temos credibilidade em outros ramos que operamos, então queremos cada dia mais que a clientela entenda quem são a pessoas por trás do negócio, que não estamos brincando, e sim apostando em algo real.

GSE: Gostaria que você falasse da linha de veículos. Há um forte nos SUVs, mas também uma boa oferta de elétricos. A JAC está investindo em mais de uma frente?

AT: Eles (a JAC) foram muito claros conosco. Os elétricos são uma novidade que está tomando cada dia mais espaço, e hoje os JAC tem os elétricos mais baratos do mercado (100% elétricos, não híbridos). E todo modelo da marca que é vendido com motor a combustão tem o equivalente elétrico, sendo que alguns já estão a venda no país. Também estamos trazendo o primeiro caminhão elétrico, que está em testes.

Temos, sim, foco nos SUVs, mas há interesse do grupo SHC (que gere a marca no país) em trazer sedãs e também modelos mais populares, além dos elétricos, como o iEV40, já disponível na nossa linha, e o iEV60, que chega no segundo semestre.  Também está em fase de homologação o iEV20, que é o menor da linha elétrica, além de caminhões e picapes elétricos que devem chegar. Até o segundo semestre devemos ter muitas novidades por aí.

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