Honda CRF 1100L Africa Twin é registada no Brasil
O segmento das motos bigtrail tem nomes de peso, como as BMW R1200 GS, Ducati Multistrada, entre outros. E a Honda deve trazer sua representante atualizada, a CRF 1100L Africa Twin. A aventureira japonesa foi registrada no país, em patentes o modelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A lista de atualizações inclui motor mais forte, menos peso e novos itens de tecnologia, e a chegada deve se dar no segundo semestre.
Principal mudança, o motor subiu de 1.000 para 1.100 cc (mais precisamente 1.084 cc), ganhando 7% a mais de potência e 6% a mais de torque, chegando a um total de 102 cv a 7.500 rpm e 10,7 kgfm a 6.250 rpm (versão europeia). Segue em conjunto com um câmbio de 6 marchas, tendo como opcional na Europa o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT. Junto ao motor, o visual recebeu atualizações pontuais: os faróis estão mais integrados à carenagem na versão normal, enquanto a Adventure Sports (versão mais “extrema”) recebeu ainda duas luzes extras abaixo dos faróis principais (além das luzes de longo alcance que já existiam). O modelo convencional ainda teve o para-brisa encurtado, ao passo que a versão aventureira manteve a bolha maior com cinco níveis de ajuste. Também só ela conta com barras de proteção para carenagem e motor, além de um tanque de combustível maior, para 24,8 litros (18,8 l na versão básica).
Mudanças na Africa Twin estão principalmente no motor, com discretas alterações no design Versão Adventure Sports tem itens para aventuras mais intensas
Ela também ficou mais leve, graças ao sub-chassi traseiro parafusado (e não mais soldado), e uma balança de alumínio ajudaram, em conjunto com outras mudanças, a reduzir o peso da moto em 5 kg. O conjunto de suspensão e freios permanece o mesmo, enquanto que o painel mudou, recebendo uma tela TFT colorida de 6,5″ compatível com Apple Carplay, sendo capaz de usar o GPS, fazer ligações, receber mensagens e ouvir músicas pelos aplicativos do smartphone. Uma nova central eletrônica inclui acelerador sem cabo (Ride by Wire) com 6 modos de pilotagem, controle de tração (HSTC), e ABS de curva, além do controlador de velocidade de cruzeiro e o controle anti-empinada.
Com informações do Motor1
Fotos Divulgação e Reprodução