DUAS RODAS

Honda CRF 1100L Africa Twin é registada no Brasil

O segmento das motos bigtrail tem nomes de peso, como as BMW R1200 GS, Ducati Multistrada, entre outros. E a Honda deve trazer sua representante atualizada, a CRF 1100L Africa Twin. A aventureira japonesa foi registrada no país, em patentes o modelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A lista de atualizações inclui motor mais forte, menos peso e novos itens de tecnologia, e a chegada deve se dar no segundo semestre.

Principal mudança, o motor subiu de 1.000 para 1.100 cc (mais precisamente 1.084 cc), ganhando 7% a mais de potência e 6% a mais de torque, chegando a um total de 102 cv a 7.500 rpm e 10,7 kgfm a 6.250 rpm (versão europeia). Segue em conjunto com um câmbio de 6 marchas, tendo como opcional na Europa o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT. Junto ao motor, o visual recebeu atualizações pontuais: os faróis estão mais integrados à carenagem na versão normal, enquanto a Adventure Sports (versão mais “extrema”) recebeu ainda duas luzes extras abaixo dos faróis principais (além das luzes de longo alcance que já existiam). O modelo convencional ainda teve o para-brisa encurtado, ao passo que a versão aventureira manteve a bolha maior com cinco níveis de ajuste. Também só ela conta com barras de proteção para carenagem e motor, além de um tanque de combustível maior, para 24,8 litros (18,8 l na versão básica). 

Ela também ficou mais leve, graças ao sub-chassi traseiro parafusado (e não mais soldado), e uma balança de alumínio ajudaram, em conjunto com outras mudanças, a reduzir o peso da moto em 5 kg. O conjunto de suspensão e freios permanece o mesmo, enquanto que o painel mudou, recebendo uma tela TFT colorida de 6,5″ compatível com Apple Carplay, sendo capaz de usar o GPS, fazer ligações, receber mensagens e ouvir músicas pelos aplicativos do smartphone. Uma nova central eletrônica inclui acelerador sem cabo (Ride by Wire) com 6 modos de pilotagem, controle de tração (HSTC), e ABS de curva, além do controlador de velocidade de cruzeiro e o controle anti-empinada.

Com informações do Motor1

Fotos Divulgação e Reprodução

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