Lançamento

Picape média da Renault? Esta é a Alaskan, que pode vir ao Brasil

Nem todo mundo sabe, mas a Renault possui uma picape média, inclusive ela existe desde 2016, e se chama Alaskan. Mas a novidade é: enfim ela será produzida na América do Sul, e há chances de desembarcar no Brasil. Como se trata de uma Renault, a aliança com a Nissan nesse caso vigora, o q significa que ela compartilha, além da linha de produção, plataforma, motores e uma série de componentes com a Nissan Frontier.

Quando vista de lado, a Alaskan revela certa semelhança com a picape da Nissan

De acordo com a empresa, inicialmente, a produção vai abastecer o mercado local. Em um segundo momento, a picape será exportada para outros mercados. Segundo a Renault informou ao site G1 Auto Esporte, a marca está trabalhando “para que o veículo chegue da melhor forma para o cliente final”, sem, no entanto, dar uma estimativa de lançamento. A primeira projeção era de que a picape apareceria em 2018, mas a decisão, à época, foi engavetada.

Um projeto, várias línguas

A Alaskan é “prima” da Frontier. As duas foram desenvolvidas juntas, tendo a Classe X, da Mercedes-Benz, feito parte do projeto também. Cada uma foi por um caminho: enquanto a Frontier em sua geração atual é vendida no mercado nacional desde 2017, a Classe X acabou tendo sua produção no continente cancelada após atritos entre as fabricantes e a crise econômica. Enquanto isso, a Alaskan viveu tempos de incertezas quanto à fabricação em Córdoba. No lançamento, em 2016, o início da produção e o lançamento estavam marcados para 2018.

A picape da Renault tem o visual alinhado com outros produtos da linha, com a frente lembrando modelos como o Captur. E na parte lateral e traseira a picape (que permanece sem alterações no design desde 2016), tem alguns traços que lembram um pouco a “prima” japonesa. Outro ponto em comum das duas é no interior, onde se parecem bastante, mudando apenas logotipos e outros detalhes menores.

Interior guarda bastante semelhança com o da Nissan Frontier

A mecânica também é semelhante nas duas: um motor 2.3 de 4 cilindros turbodiesel, com duas variações de potência: 160 cavalos (com um turbo) ou 190 cv (com dois turbos). O câmbio, no primeiro caso, é manual, de 6 marchas, e automático, no segundo, de 7 marchas.

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