Novo Honda City ganhará versão hatch, e esta virá para o Brasil, assim como novo Fit
A Honda tem novidades para o mercado nacional. As novas gerações tanto de City quanto de Fit chegarão ao Brasil. E, de quebra, uma inédita versão hatch do City também deve desembarcar. “Mas o Fit não era a versão hatch do City?”, muitos leitores deverão perguntar. Sim, era, mas como mostram as imagens do desenho industrial do inédito modelo apareceram no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), ele chegará, e a diferenciação fica por conta da nova geração do Fit ter ficado mais cara e sofisticada.
Como é de se imaginar, a intenção da Honda ao ter o City em duas versões, é fazer frente à dupla Yaris, da arquirrival Toyota. Segundo uma fonte da Honda informou ao site Motor1, a nova geração do City ficará posicionada um degrau abaixo do Fit em termos de preço. O site soube também que o Fit ficou mais sofisticado que a geração atual, evoluindo muito em construção e também em tecnologia. A nova geração do “hatch-meio-minivan” da Honda, no Salão de Tóquio, o novo Fit terá tens como painel digital, freio de estacionamento eletrônico e novos sistemas de auxílio à condução, além de contar com versões híbridas, conforme mostrou Motor1 no evento.
Inclusive, a chegada do City hatch dá fim a um dilema que sempre existiu quando falamos do Fit. Apesar do compartilhamento de diversos componentes e peças continuar, agora o Fit passa a ser assumidamente um monovolume – ou seja, uma minivan. Nesta nova geração, inclusive, o modelo destaca ainda mais essa proposta por conta do seu desenho realçado pela coluna “A” mais adiantada. Inclusive, com isso, o City hatch deve se tornar o modelo de entrada na linha Honda nacional.
Entre as novidades do City, além do estilo e da cabine, está o esperado motor
1.0 turbo de 3 cilindros da Honda, que por aqui deverá ser usado numa inédita
versão topo de linha Touring. Já o 1.5 aspirado das demais variantes deve ser
trocado pelo novo 1.5 de comando duplo (L15B), com ganhos em desempenho e
consumo, como vai acontecer no mercado indiano.
Fit também muda
No caso da nova geração do Fit, ele possui algumas versões com leves diferenciações de design no mercado japonês: a primeira é a tradicional com a grade dianteira bem fechada e que foi criada como uma homenagem à primeira geração do Fit. A segunda é o Fit Crosstar, versão aventureira, que traz elementos visuais como a grade dianteira maior e formada por uma peça adicional, rack no teto, apliques plásticos nos para-lamas e lateral além para-choques mais elaboradas. Pelo que consta registrado no INPI neste momento, é esta versão que a Honda deve lançar no Brasil.
Inclusive, provavelmente será o Crosstar a ser o substituto do WR-V no Brasil, havendo apenas a incerteza se o nome será mantido.
Com informações do site Motor1
Créditos das imagens: INPI