Cuidados com a moto no inverno e na pandemia
O inverno está chegando e as temperaturas mais amenas. Além da mudança climática, a maioria das cidades está sob decretos governamentais de isolamento social e por isso muitos veículos estão parados em casa, exigindo uma atenção especial.
Para garantir o bom desempenho de sua moto é importante adotar alguns procedimentos. Quem explica isso passo a passo é o professor e instrutor de mecânica de motocicletas, Alexandre Corrêa.
MOTOR
Como a temperatura ambiente é baixa, o óleo lubrificante (que, assim como o filtro, deve ser trocado conforme prazos estabelecidos pela fabricante), o combustível e demais fluídos, demandam tempo para conseguir alcançar sua temperatura de funcionamento e, também, atingir todas as partes do motor. Por isso, “é necessário aquecer (o motor) por, pelo menos, três minutos antes de sair”, explica o professor.
Aliás, quando a ‘magrela’ entrar em movimento, evite elevar a rotação por, pelo menos, 5 minutos. “Isso garante que o motor esquente sem grandes esforços, o que minimiza desgastes”, afirma o Corrêa.
BATERIA
A bateria original da moto deve durar entre três ou quatro anos, período que pode variar de acordo com o uso da motocicleta e quantia de peças instaladas que dependem dessa fonte de energia. Responsável por fazer o motor de arranque girar, a baixa temperatura dificulta a partida do motor, exigindo que a bateria esteja sempre bem carregada. O indicado é ligar a moto uma vez ao dia, por dez minutos.
PNEU
Por conta da temperatura da borracha – que influencia diretamente na qualidade da sua aderência ao solo – devem sempre estar aquecidos. A melhor forma de esquentá-lo é dirigir suavemente nos primeiros 5 a 10 quilômetros.
Fonte: Auto Mais
Foto: Freepik