Em teste de segurança, Volvo joga carros de altura de 30 metros
Em teste de segurança, a Volvo jogou carros de guindaste de altura de 30 metros. O objetivo da experiência inusitada de impacto é avaliar diferentes técnicas de resgate, já que cada carro deforma de maneira distinta em uma colisão. Dez modelos novinhos da marca foram lançados durante o crash-test.
A marca sueca é conhecida por ter a segurança como uma prioridade, por isso decidiu fazer esse tipo de estudo, que faz parte da missão da Volvo de zerar fatalidades e acidentes graves. É a primeira vez que a Volvo joga carros de um guindaste. Antes, testes eram feitos apenas em batidas de laboratório. A intenção da marca é criar um cenário em que um automóvel em alta velocidade colide contra um caminhão, ou quando um veículo é atingido na lateral.
“Nós sabíamos que iriamos ver deformações extremas depois do teste, e fizemos isso para dar um verdadeiro desafio para a equipe de resgate”, diz Håkan Gustafson, investigador-sênior da equipe de pesquisa de acidentes de trânsito da Volvo.
Uma das motivações da Volvo para realizar essa experiência é que equipes de resgate costumam treinar com veículos de 10 a 20 anos, que estão em ferros-velhos. Como a produção de carros atuais evoluiu muito, há muitas alterações, como peças com deformação programada e uso de aços de alta resistência, a intenção da marca é tornar público um material de estudo mais recente.
Segundo a montadora, dados obtidos com os testes serão disponibilizados gratuitamente no site da marca, e poderão ser acessados por profissionais de todo o mundo.
Fotos: Divulgação