Fusão da FCA e do Groupe PSA foi concluída; nasce a Stellantis
Após a conclusão da fusão do Grupo PSA (Peugeot SA) com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na sexta-feira, 16, a nova empresa combinada é oficialmente agora a Stellantis.
Com uma herança orgulhosa que remonta há 125 anos, a Stellantis é o lar de um portfólio completo de marcas históricas que honraram a estrada e conquistaram o pódio no mundo do automobilismo, como Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën. Fundadas por visionários que inspiraram essas marcas com paixão e espírito competitivo, as marcas cobrem todo o espectro de segmentos de mercado de veículos de passageiros de luxo, premium e convencionais a picapes pesadas, SUVs e veículos comerciais leves, bem como mobilidade, operações financeiras e marcas de peças e serviços consagradas.
De acordo com a nova empresa, a carteira da Stellantis é singularmente adequada para oferecer soluções de mobilidade distintas e sustentáveis de forma a satisfazer as necessidades em evolução dos seus clientes, uma vez que abrangem eletrificação, conectividade, condução autónoma e propriedade partilhada. Com o mercado de veículos elétricos em crescimento constante, a Stellantis está hoje bem posicionada, com 29 modelos elétricos já disponíveis, e planeia introduzir dez veículos adicionais até ao final deste ano.
Segundo John Elkann, presidente da empresa, “não é por acaso que a Stellantis nasce, precisamente, quando o nosso mundo requer um novo tipo de empresa automóvel que defenda soluções limpas e inteligentes para proporcionar liberdade de movimentos para todos. A nossa escala e alcance globais proporcionam-nos os recursos para investir em tecnologias de ponta, excelência distintiva e escolha inigualável para os nossos clientes.
Negociações nas bolsas
As ações começaram a ser negociadas na Euronext, em Paris, e na Bolsa Italiana, em Milão, nessa segunda-feira, 18. Já nesta terça-feira, 19, as ações foram lançadas na Bolsa de Valores de Nova York, que não abriu nesta segunda-feira por causa do feriado de Martin Luther King Jr. Para marcar a criação da nova gigante do setor automotivo mundial, John Elkann, presidente da Stellantis (foto acima), e Carlos Tavares, CEO, tocaram o tradicional sino de abertura nas duas bolsas de valores da Europa, o que será repetido amanhã nos Estados Unidos.
Além desses dois executivos, o Conselho de Administração da Stellantis conta com nove diretores não-executivos: Robert Peugeot (vice-presidente), Henri de Castries (diretor independente sênior, atuando como presidente sob a lei holandesa), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.
Durante a celebração virtual da cotação, Tavares agradeceu a todos os mais de 99% de acionistas e investidores institucionais que tornaram possível o lançamento das ações da Stellantis na Bolsa de Paris. “Deste dia em diante, alavancaremos os benefícios desta fusão de € 25 bilhões para oferecer um forte desempenho e aumentar ainda mais o valor para o acionista com base em nossas vantagens competitivas incomparáveis. Os gerentes FCA e PSA demonstraram sua capacidade de executar seus planos. Você pode confiar em nossa capacidade de cumprir nosso compromiss”.
Elkann, por sua vez, destacou ser esta segunda-feira um dia histórico de negociação das ações da Stellantis na Euronext: “É o início de uma era de oportunidades extraordinárias para a nossa empresa. Estes são tempos desafiadores, mas emocionantes em nossa indústria, com mudanças tão rápidas como em qualquer ponto desde a sua fundação há mais de um século. Stellantis começa a vida com a liderança, os recursos, a diversidade e o know-how com os quais construiremos algo verdadeiramente único e grande, fornecendo aos nossos clientes veículos e soluções de mobilidade excepcionais, criando valor consistente para todos nossos stakeholders”.
Foto: Divulgação
Contém informações do site AutoIndústria
Matéria atualizada na tarde desta terça-feira, 19, para acréscimo de informações