Notícias

Sergipe registra queda de cerca de 23% nas vendas de veículos em janeiro

De acordo com dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv\SE), o Estado também foi afetado com queda nas vendas de veículos zero-quilômetro no mês de janeiro. A exemplo do que ocorre em todo o país, devido a problemas de produção nas fábricas, falta de peças e a consequente baixa de estoque nas lojas, Sergipe também registrou redução nas vendas de veículos no mês passado, tanto em relação a janeiro quanto a dezembro de 2020. Retração foi de 5,73 e 23,86%, respectivamente.

No primeiro mês do ano de 2021, foram vendidos 1.251 veículos novos, ante 1.327 no mesmo período do ano passado. Já em dezembro de 2020, foram contabilizadas 1.643 unidades comercializadas no Estado – uma diferença de mais de 300 unidades de um mês para o seguinte. Quantitativo repassado pelo Sincodiv inclui todos os segmentos, como automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões, motos, implementos rodoviários, entre outros.

Sérgio Gama, presidente do Sincodiv-SE, avalia o cenário. Segundo ele, existe procura nas lojas de Sergipe, mas problemas enfrentados pelo setor impossibilitaram a concretização de negócios. Fábricas sofrem com falta de peças para a produção e, consequentemente, lojas têm baixa no estoque.

“Em Janeiro, houve demanda, o que não houve foi emplacamento e faturamento, porque não tinha veículos. Isso é de forma generalizada, é uma exceção ou outra de marca, mas 99% dos fabricantes estão nessa dificuldade. (…) Há uma falta de peças em toda a indústria automobilística, seja ela nacional ou importada”, analisa Sérgio Gama .

Apesar desse desabastecimento, o presidente da entidade sergipana se mantém otimista e acredita no poder de recuperação do setor. Sindicato sergipano crê na estimativa de crescimento prevista pela Fenabrave para o mercado de veículos no país. “Estamos apostando, para 2021, num crescimento em torno de 15% em relação a 2020, e montadoras vão trabalhar pra isso”, afirma.

Fonte: Sincodiv-SE

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *