NotíciasPREÇO DO COMBUSTÍVEL

Agosto se inicia com nova alta nos preços dos combustíveis

Mal o mês de agosto iniciou e o preço dos combustíveis já sofreu um novo aumento. Porém dessa vez a culpa não é da alta internacional do petróleo, mas sim do reajuste do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis. Par se ter uma ideia, somente no primeiro semestre do ano, o produto já sofreu cerca de seis reajustes anunciados pela Petrobras, o que tem tornado a vida das famílias de classe média e baixa que possuem veículos, cada vez mais difícil.

De acordo com o Economista e dirigente do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos de Sergipe (Dieese), Luís Moura, o preço dos combustíveis está “dolarizado”, pois aumenta conforme sobe o preço do barril do petróleo no mercado internacional. Dessa forma, a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também é reajustada, e automaticamente repassada para o consumidor final.

“Quando o Governo do Estado muda a base de cálculo, os postos repassam isso para o consumidor. Por isso que quando há um reajuste no imposto, também haverá um novo aumento de preço, não pela regra da Petrobras, mas sim pelo reajuste da base de cálculo”, explica o especialista. E para os que têm esperança de o preço do combustível baixar em pouco tempo, más notícias: Moura ainda avalia que não há tendência de queda de preços do produto. “Hoje, no horizonte próximo, está muito difícil a queda dos preços, principalmente da gasolina e do diesel. A tendência é que esse aumento seja repassado agora no início do mês para os consumidores, atingindo fortemente constantes aumentos que têm prejudicado orçamento das famílias quem possui veículos”, disse.

Com informações do Jornal da Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *