Pelo 15º ano consecutivo, Fiat lidera mercado de picapes no país
No ano passado, o mercado de picapes no país registrou um crescimento de 5% em relação a 2018, de acordo com levantamento da Fenabrave. Desse total, a Fiat contou com participação em 12% das vendas, atingindo 141,8 mil unidades emplacadas entre Strada e Toro, deixando para trás outras 17 marcas concorrentes e completando seu 15º ano consecutivo como líder de vendas nesse segmento.
O mercado de picapes totalizou 342,7 mil unidades comercializadas no ano passado, contra as 326,3 mil emplacadas em 2018, como aponta a Fenabrave. No segmento dos modelos pequenos, a Strada liderou com 76,2 mil emplacamentos e a expressiva participação de 58%. Em seguida vêm a Volkswagen Saveiro, com 42,3 mil licenciamentos, e a Chevrolet Montana, com 12,5 mil unidades comercializadas no ano.
Já no segmento de picapes grandes, a Toro segue como campeã de vendas com 29,2% de participação e 65,6 mil unidades emplacadas no ano passado, enquanto a Toyota Hilux é vice-líder no segmento, com 40,4 mil licenciamentos em 2019. O terceiro lugar ficou com a Chevrolet S10, com a venda de 32,2 mil unidades, seguida pela Ford Ranger (22,2 mil unidades), VW Amarock (18,9 mil) e Oroch (13,3 mil).
O mercado brasileiro de picapes é marcado pela demanda característica de modelos menores, como o caso da Fiat Strada e da Toro, enquanto no mercado dos EUA, por exemplo, a preferência é por picapes grandes, quase um mini caminhão.
Para 2020, mesmo sem confirmações oficiais, é esperado que o mercado fique mais acirrado nesse segmento já que a Volkswagen apresentou uma picape média como modelo conceito no Salão do Automóvel de 2018 e a FCA admitiu estudos para produzir em Goiana, PE, onde é feita a Toro, uma picape de 1 tonelada.
Fonte: AutoIndústria
Foto: Hélio Romero/Estadão