Frentistas realizam ato contra autoatendimento nos postos nesta quarta, 8
Federações e sindicatos de frentistas de todo o país realizarão ato nesta quarta-feira, 8, em alusão ao ‘Dia Nacional em Defesa do Emprego dos Frentistas’. Em Sergipe, o Sindicato dos Empregados em Posto de Serviço de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado (Sinpospetro/SE) confirmou que vai aderir às manifestações. Categoria teme o desemprego em massa diante de propostas de parlamentares que objetivam implantar o autoatendimento nos postos de combustíveis.
Apesar de uma emenda nesse sentido do deputado Kim Kataguiri, referente à Medida Provisória 1.063, ter sido rejeitada na Câmara, há um projeto de lei (PL) de outro deputado federal em tramitação. O PL 2.309, de autoria de Vinicius Poit (Novo) e outros parlamentares do mesmo partido, também foca na adoção do sistema self-service nos postos. “Revoga a Lei 9.956, de 12 de janeiro de 2000 e permite o funcionamento de bombas de autosserviço operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis, em todo o território nacional”, informa o PL.
Categoria vê projetos dessa natureza como ameaça ao emprego dos cerca de 500 mil trabalhadores que atuam como frentistas no país. E essa mobilização que ocorrerá nesta quarta, 8, é justamente para sensibilizar sociedade e autoridades para que o PL 2.309 também não avance.
Em Sergipe, há cerca de 4.500 frentistas que atuam nos postos de combustíveis, conforme último levantamento do Sinpospetro/SE. De acordo com o presidente da entidade, José Edson Gomes, amanhã serão realizados atos na Grande Aracaju e haverá distribuição de panfletos nos postos.
“Será um dia de luta nacional pelo emprego dos frentistas. Precisamos mostrar a nossa indignação a esses ataques à categoria. Esses projetos de lei podem tirar nossos empregos”, afirma José Edson Gomes.
Foto: Divulgação