Notícias

Venda de carros automáticos deve aumentar no Brasil em 2020

Uma pesquisa feita pela Bright Consulting, empresa especializada no setor automotivo, revelou que o mercado brasileiro deve passar a consumir mais carros com câmbio automático ou automatizados no ano que vem, superando pela primeira vez a venda de veículos com câmbio manual.

A estimativa é que 51% das vendas sejam de veículos que não necessitam de intervenção nas trocas de marchas.

Dez anos atrás, as vendas de carros manuais representavam 90% dos emplacamentos. O motivo principal, no entanto, não envolve o PCD, mas sim a percepção do consumidor em optar por um produto de maior valor agregado, o que ajudou a eliminar quase que praticamente os chamados “carros pelados”.

Antes, o comprador se satisfazia apenas com o chamado “kit visibilidade”. Contudo, o tempo passou e conjunto com ar condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas, por exemplo, já era preferência. Hoje, sem multimídia e itens de segurança mais consistentes, como controles de tração e estabilidade com assistente de rampa são mandatórios.

De acordo com a Bright, em busca de maior conforto, os consumidores decidiram apostar apenas em produtos que realmente podem oferecer tais itens e mais o câmbio, que nesse caso desceu do topo – já que apenas importados e modelos caros dispunham desse equipamento há uma década – chegando ao nível “popular”.

Foto: Murilo Góes
Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *