LançamentoNotícias

Nova Fiat Strada ganha primeiro teaser

Na matéria que fizemos ontem sobre os carros “velhinhos” no mercado nacional, um dos citados foi a Fiat Strada. Presente no mercado nacional há 21 anos com mudanças na base de reestilizações, era chegada a hora de uma nova geração de fato e de direito, e isto está próximo. Mais precisamente para abril, numa Strada que será realmente nova.

Pelo que dá para ver no teaser, a nova picapinha beberá de diversas fontes, mas todas dentro da própria Fiat. Com a ideia de ficar como uma espécie de “mini-Toro”, a nova Strada terá uma plataforma, por assim dizer, mista: é uma junção das bases de Mobi e Argo na frente, e da Fiorino na traseira, mantendo o arranjo de molas semi-elípticas com eixo rígido na suspensão traseira. Já no estilo, é perceptível pela foto que a traseira terá muito da Toro (porém com as lanternas mais “esticadinhas” para o lado) e a frente terá os mesmos faróis do Mobi, com direito à faixa em LED.

Projeção já dá uma boa ideia de como deverá ficar a nova Strada, com direito a quatro portas (crédito da projeção: Kleber Silva)

Inclusive, no intuito de reduzir custos na produção em escala, a nova Strada deverá compartilhar diversos itens com o subcompacto: porta dianteira, painel, volante, manopla de câmbio e mais itens de acabamento. Mas, diferente da Toro, a caçamba manterá a abertura convencional, ou seja, com a tampa abrindo para baixo. Já as motorizações também terão novidades, chegando o 1.3 Firefly de até 109 cv, mas mantendo também o Fire 1.4 de 88 cv nas versões de cabine simples. Há chances, também, de que ela receba o 1.0 Firefly turbo que a Fiat produzirá a partir do ano que vem.  

Em termos de medidas, não deverá haver grandes mudanças, uma vez que a Strada não pode crescer muito para não rivalizar diretamente com a irmã maior Toro, mantendo o entre eixos por volta dos 2,72 m e a capacidade de carga na casa dos 700 kg. Entretanto, isso não impedirá que ela ganhe versão cabine dupla com quatro portas, algo inédito no segmento. Já a versão cabine simples deverá seguir o conceito Max Cab inaugurado na Montana, que tem um espaço atrás dos bancos para carregar alguma carga no interior (o que também colocará uma pequena janela lateral).

Com informações do site Motor1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *