Lançamento

Novo Fiat 500 será totalmente elétrico e virá para o Brasil

Um dos carros mais benquistos da Fiat na última década, o 500 tem previsão de retorno ao Brasil ainda este ano, mas totalmente repaginado e 100% elétrico. O simpático subcompacto com estilo retrô inaugura a chegada da Fiat de forma competitiva nos elétricos, tanto na Europa, quanto no Brasil. Inclusive o novo 500 conviverá na Europa com a versão antiga, que ganhará uma opção híbrida.

Dianteira fica somente com o nome “500”, e ganha uma grade perfurada

O design, com claras referências ao modelo clássico dos anos 50, à primeira vista parece quase inalterado, com detalhes como as colunas grossas e a faixa cromada na dianteira, que agora ostenta o nome “500” e não mais a logo da Fiat. Mas vem toques de estilo e tecnologia, como faróis Full LED e uma entrada de ar perfurada na parte inferior do para-choque. A traseira tem como destaque a tampa com efeito tridimensional e a novas lanternas em LED que, quando acesas, têm o desenho da letra E. No total ele cresceu 6 cm no comprimento e 2 no entre-eixos, ficando respectivamente com 3,63 m e 1,69 m.

Teto do modelo apresentado é de lona, sendo um conversível, mas haverá opções com teto fechado

Se no estilo interior o compacto – que será feito apenas em Turim, na Itália – continua quase igual, por dentro e no coração é que ele guarda grandes e importantes mudanças. O interior agora adota um aspecto minimalista, com poucos comandos e botões, tendo destaque a central multimídia de 10,25” (que usa o sistema uConnect 5, com conexão total com a internet e capacidade de comunicação com smartphones), com alguns poucos botões como os do controle do ar-condicionado e os do câmbio (sim, o modelo não terá alavanca). Combinando com o jeitão high-tech e mais “clean”, o quadro de instrumentos terá uma tela de 7”. Entre os itens, sistemas de auxílio como frenagem automática, monitor de ponto cego, sistema de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Interior chama atenção pelo estilo minimalista, com poucos botões e comandos

Todos estes itens citados estão na edição chamada Launch Edition, que os europeus já podem encomendar por 37,9 mil euros (aproximadamente R$ 190 mil).

Coração valente (e eletrificado)

O motor elétrico gera até 118 cv, e é alimentado por baterias de íons de lítio de 42 kWh. Com esse propulsor, o 500 chega aos 100 km/h em 9 segundos, número próximo, por exemplo, de um esportivo como o Renault Sandero RS. A máxima, no entanto, é limitada a 150 km/h para preservar a autonomia de 150 km. No subcompacto há três modos de condução: Normal, Range e Sherpa. O Range já ajusta o carro focando na autonomia, mas o Sherpa é o extremo, limitando a velocidade máxima para 80 km/h e desligando o ar-condicionado, para garantir que o carro vai chegar ao destino.

Jeitão retrô é preservado no novo 500E, mas com um toque de tecnologia

A recarga da bateria na Europa, onde há estações de recarga rápida de 85 kW, leva só 5 minutos para ter 50 km de autonomia, ou 35 minutos para a recarga total. Já numa rede doméstica comum, este tempo sobe para 14 horas.

Fiat eletrificada

O 500 faz parte de uma ofensiva eletrificada da Fiat para este ano. Ele é o modelo que o presidente da marca na Região, Antonio Filosa, confirmou para o segundo semestre desse ano. Além dele, outros elétricos e eletrificados da FCA serão os Jeep Renegade, Compass e Wrangler na versão 4xe, todos híbridos plug-in. O Renegade chega ainda em 2020, enquanto o Compass dá as caras em 2021.

Renegade e Compass, na versão 4xe, também virão para o Brasil. O primeiro ainda este ano, e o segundo no começo de 2021

Com informações do site Motor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *