Itabaiana: caminhoneiros devem ficar atentos para evitar coronavírus
Dos cinco exames positivos divulgados no sábado, 4, pela Secretaria de Estado da Saúde, um é de Itabaiana. A cidade serrana, também conhecida como a terra dos caminhoneiros, entra em alerta para evitar a disseminação da doença. A Secretaria de Saúde de Itabaiana confirmou o primeiro caso de uma cidadã itabaianense contaminada pela Covid-19, o novo coronavírus.
O coronavírus é uma ameaça também aos profissionais do setor de transportes, como caminhoneiros. O risco é maior no caso de veículos que são compartilhados, como os de frotas. Isso porque o vírus pode permanecer ativo por algum tempo em superfícies (sobretudo metálicas) tocadas por pessoas infectadas.
Nota da Prefeitura de Itabaiana
A Vigilância Epidemiológica já tinha conhecimento desse caso na última sexta, 3. Com a confirmação da contaminação neste sábado, 4, através de exame, estabeleceu os contatos e vem dando a devida atenção a ela e aos familiares, observando todas as normas de segurança, bem como garantindo acesso a todo tipo de auxílio que estiver ao alcance da administração pública municipal.
Resguardando a identidade de todos os envolvidos, a Vigilância Epidemiológica informa que a paciente se encontra em isolamento domiciliar total, sem contato direto e pessoal nem com os familiares, sempre com os devidos acompanhamentos necessários.
Por fim, destacamos que o fato de que a contaminação não teria se dado em Itabaiana apenas reforça a necessidade de que todas as medidas tomadas até este momento sejam reforçadas, sejam por parte do poder público, sejam por parte da população. O coronavírus só pode ser vencido com a colaboração de todos, sem exceção.
Panorama atual em Sergipe
Receberam Alta: 14
Óbitos: 03
Confirmados: 32
Aracaju: 27
Itabaiana: 01
Propriá: 02
Nossa Senhora da Glória: 01
Capela: 01
Como evitar o coronavírus
Para os motoristas, sobretudo de caminhões, ônibus e vans, é recomendável limpar regularmente com sabão ou álcool partes do veículo como o volante e a alavanca de câmbio. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos também ajuda muito. Se não houver água e sabão, é possível utilizar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Outras medidas eficazes são:
Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evite contato próximo com pessoas doentes;
Fique em casa se estiver doente e avise a empresa ou transportadora o quanto antes;
Fique em casa se apresentar febre por mais de 24 horas e avise a empresa ou transportadora o quanto antes;
Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
Limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente, como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos.
Gostei muito da matéria sobre os caminhoneiros espero que vcs do garagem-se faça tbem anúncios sobre caminhão valeu