Roubo de veículo poderá ser informado à polícia via aplicativo
O roubo ou furto de um carro ou moto pode acontecer de uma forma muito rápida, levando uma questão de segundos para o motorista ser abordado e ter seu veículo roubado. Dessa maneira, da mesma forma, a comunicação do crime para as autoridades precisa ser ainda mais rápida, aumentando a chance de recuperação do bem e uma possível prisão do criminoso. Procurando criar esta agilidade, o Ministério da Justiça e Segurança Pública agora permite o registro do crime por aplicativo no celular antes do B.O.
Uma das funções do aplicativo Sinesp Cidadão sempre foi a consulta a veículos produtos de roubo ou furto. Mas a entrada deste registro no sistema dependia do Boletim de Ocorrência, feito pela internet ou em delegacias, além da passagem pelo Detran e Denatran. Com esta mudança, o proprietário faz o registro pelo aplicativo e, ao mesmo tempo, o alerta já é dado para a Polícia Rodoviária e para as autoridades estaduais. E, para o aplicativo se precaver de trotes e falsas comunicações, está conectado ao banco de dados do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e confirma se o outro é mesmo do proprietário do veículo.
Além disso, um Boletim de Ocorrência precisa ser feito em até 72 horas, ou o registro no aplicativo será invalidado. Para fazê-lo, o proprietário precisa também estar registrado em um banco de dados do aplicativo.