MOBILIDADE

Terminais da Grande Aracaju contam com orientadores para embarque

Quem tem feito uso do transporte público na Grande Aracaju tem notado a presença de novos profissionais nos terminais de integração da capital. O motivo é que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, em parceria com as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo, colocou orientadores nos terminais de integração da capital e região metropolitana realizando tarefas como ordenar as filas de passageiros, evitar aglomerações durante o embarque e fazer com que os ônibus saiam mantendo o limite máximo dos veículos com pessoas sentadas. A ação é mais uma medida preventiva da Prefeitura de Aracaju para o combate a disseminação do novo coronavírus. 

Profissionais estão nos terminais para organizar o embarque de passageiros nos ônibus

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, explica que os orientadores de embarque são funcionários disponibilizados pelas empresas de ônibus, que foram treinados para fazer esse trabalho de organização nos terminais. “O número de passageiros por dia nos ônibus está menor, mas ainda sim colocamos os orientadores, principalmente, nos horários de pico para organizar o embarque dos usuários do transporte e reforçar a importância do ônibus sair apenas com passageiros sentados. É um trabalho também de conscientização”, afirma. 

Limpeza

Além dos orientadores, a SMTT instalou recipientes com álcool em gel em todos os terminais de integração para os passageiros fazerem a higienização das mãos, e está reforçando o abastecimento de sabão nos banheiros dos terminais. No entanto, o superintendente ressalta ainda que a colaboração da população também é fundamental no combate à disseminação do novo coronavírus.

“É fato que a movimentação nos terminais e nos ônibus está menor, devido às medidas tomadas pela Prefeitura, mas ainda sim precisamos que a população se conscientize ainda mais. Neste momento de pandemia, o transporte público deve ser utilizado apenas por quem trabalha em serviços considerados essenciais ou em casos de extrema necessidade. Precisamos que as pessoas fiquem em casa para diminuirmos os riscos de contaminação do coronavírus”, reforça Renato Telles.

Cuidados no transporte coletivo

A SMTT recomenda aos usuários do transporte coletivo que façam a higienização das mãos antes do embarque e logo após o desembarque, mantenham as janelas dos ônibus abertas e respeitem o limite máximo dos veículos com pessoas sentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *