Vantagem da GM para a Volkswagen na liderança é a menor em quatro anos
A General Motors segue na liderança, mas a folga conquistada em 2016, quando assumiu a ponta das vendas nacionais, não existe mais. A fabricante encerrou o primeiro trimestre de 2020 novamente à frente do mercado interno, com 94,7 mil veículos negociados e 17,8% de participação. A contrapartida é que, de janeiro a março, segundo levantamento da Fenabrave, a vice-líder Volkswagen vendeu 86,3 mil automóveis e comerciais leves, equivalentes a 16,2% do mercado.
A diferença de apenas 1,6 ponto porcentual entre ambas é a menor vantagem registrada pela GM para o período nos últimos quatro anos. Em 2016, a então segunda colocada Fiat encerrara o primeiro trimestre 1,2 ponto porcentual atrás. Em números mais precisos, há um ano a vantagem da General Motors para a Volkswagen era de 4 pontos percentuais — 18,3% contra 14,3%. Mas encerrou 2019 com 17,9% e viu a concorrente deter 15,6% dos licenciamentos, já então somente 2,3 pontos de diferença.
A sensível diferença deve-se ao avanço da Volkswagen até mais do que à perda de fôlego da GM, cujos esforços de vendas e negócios, nos últimos meses, estiveram concentrados quase que exclusivamente nos novos Onix e Onix Plus, lançados oficialmente em setembro de 2019. Líder e vice-líder do mercado interno em 2020, os dois modelos somaram 71,6 mil unidades de janeiro a março, 82% de todos os automóveis nacionais e importados da GM negociados aqui. E mesmo considerados também os comerciais leves, Onix e Onix têm evidente supremacia: responderam por 76% das vendas da marca. Já Gol e Polo, os dois carros mais vendidos da Volkswagen, representaram 45% dos licenciamentos de automóveis da marca, ou 38%, caso incluídos os comerciais leves.
Retomada
O leque de produtos mais diversificado da Volks ajudou, fazendo-a acumular 4% de crescimento na comparação anual, de 83 mil para 86,3 mil automóveis e comerciais leves, enquanto a GM viu suas vendas encolherem 11%. O recuo médio do mercado no trimestre foi de 8%.
Desde que assumiu a operação da Volkswagen na América Latina, o presidente e CEO Pablo Di Si nunca escondeu o desejo de recolocar a marca no topo das vendas no Brasil, onde permaneceu por mais de quatro décadas. Uma carta na manga que a marca alemã tem é o lançamento do Nivus, que está praticamente pronto para desembarcar nas concessionárias. está praticamente pronto para desembarcar nas concessionária. E até ponderando que Onix e Onix Plus estão em processo de aumento de oferta e que o recém-lançado Tracker nem começou sua trajetória.