Test Drive

Dirigimos o A3 Sedã

O A3 Sedã Ambition, equipado com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência e torque de 350 Nm é um modelo topo de linha, produzido em São José dos Pinhais (PR). Está nas concessionárias da marca com uma ampla gama de equipamentos de série que o colocam em um patamar equivalente a modelos de categorias superiores. 

Um dos grandes destaques da versão Ambition é o Audi Virtual Cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. É o primeiro compacto premium a oferecer painel de instrumentos digital no mercado brasileiro.

O dispositivo está disponível opcionalmente e combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. Dessa forma, o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, destacando os mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual o foco são as funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.

Estética e acabamento externo atraentes

O A3 Sedan Ambition traz novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques, que tornaram o carro ainda mais atraente. A dianteira tem elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada e contornos mais nítidos, e os faróis bi-xenônio possuem recortes afiados na borda inferior.

A traseira acentua a largura do A3 com o desenho das luzes horizontais e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o design das rodas, que agora têm cinco raios. Externamente, o modelo manteve de série o teto solar panorâmico “Open Sky”, os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, além das ponteiras de escapamento cromadas e frisos decorativos brilhantes.

O modelo passa a contar também com volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.

A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu.

Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface, um recurso opcional. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.

Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidade elevada. O assento do motorista tem ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.

Na versão Ambition, além de todo o equipamento disponível nos modelos 1.4 TFSI Flex, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança, como ar-condicionado com comando digital e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui o Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.

Entre os itens opcionais estão sistema de navegação, smartphone interface, faróis Full LED e lanterna traseira de LED (pacote Ambition Plus). O modelo oferece ainda opcionalmente o pacote Assistance Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, Park Assist com câmera de ré, Keyless-Go e assistente para luz alta.

Desempenho com eficiência: o 2.0 TFSI

A versão Ambition é equipada com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência, que se destaca por reunir uma série de tecnologias modernas: sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

O torque do 2.0 é de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas do acelerador e uma condução suave em qualquer velocidade. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou pelas aletas atrás do volante.

Pontos positivos
  • Estabilidade
  • Desempenho
  • Design
Ponto negativo
  • Seguro caro
Ficha técnica

Audi A3 Sedan Ambiente 1.4 TFSI Flex A/T

  • Motor: 1.4 litro, 16 válvulas, injeção direta, duplo comando variável, turbo, flex
  • Potência: 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm
  • Torque: 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm
  • Câmbio: Automático sequencial Tiptronic, seis marchas
  • Direção: Assistência elétrica progressiva; tração dianteira
  • Suspensão: Dianteira independente McPherson, traseira por eixo de torção montado em subchassi
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Rodas e pneus: 205/55 R16
  • Dimensões: 4,45 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,41 m (altura) e 2,64 m (entre-eixos)
  • Peso (ordem de marcha): 1.240 kg
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Capacidade do porta-malas: 425 litros
  • Garantia: 2 anos
  • Preço completo: R$ 154.490
Desempenho
  • Aceleração 0-100 km/h: 8,8 segundos
  • Velocidade máxima: 215 km/h
Opinião

“É um avião disfarçado de automóvel. Para quem gosta de carro bonito e potente a compra certa, com certeza, é um A3”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *